Dentro de mais algumas semanas, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 20 milhões de brasileiros neste momento. Os repasses voltam no próximo dia 17.
Até lá, brasileiros que ainda não fazem parte da folha de pagamentos do programa, podem seguir algumas dicas gerais para elevar as suas chances de seleção. Estas são indicações imprescindíveis para todo mundo que deseja entrar neste projeto ainda neste mês de junho.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, não existe nenhum tipo de inscrição direta para o recebimento do Bolsa Família. Contudo, existem ações que o cidadão pode fazer para elevar as suas chances de participação no sistema.
Dicas para receber o Bolsa Família
- Cadúnico
Se você ainda não está no Cadúnico, está na hora de entrar no cadastro. Esta é a lista do governo federal que reúne os nomes dos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social. É através destas informações que o Ministério seleciona usuários para o programa social.
A inscrição no Cadúnico é de responsabilidade das prefeituras de cada cidade. Assim, a dica é entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como o sistema de entrada ocorre em seu município.
- Atualização
Se você já está no Cadúnico, a dica é manter a lista sempre atualizada. A atualização deve ocorrer sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família, como uma morte ou um nascimento, por exemplo.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, existem vários casos de pessoas que estão no Cadúnico, mas que acabam não sendo selecionadas para o Bolsa Família, justamente por causa da falta de atualização.
- Consulta
Outra dica importante é consultar os dados da sua conta no app oficial do Bolsa Família. É através deste aplicativo que o governo federal informa que você foi selecionado para o recebimento do programa social.
Existem casos de pessoas que foram selecionadas para o programa social, mas que acabam não recebendo nada porque não sabiam que haviam sido inscritas no Bolsa Família.
As regras de entrada no Bolsa Família
Para o mês de junho, as regras de entrada no Bolsa Família seguirão basicamente as mesmas. Para ter direito ao saldo, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Para além disso, também é importante ter uma renda per capita de até R$ 218.
É importante notar que mesmo as pessoas que seguem estas regras de entrada ainda não estão automaticamente garantidas no Bolsa Família de junho. É preciso esperar até que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome selecione o seu nome.
Para saber se você está entre os selecionados, basta consultar as informações sobre a sua conta no app oficial do Bolsa Família. Para o mês de junho, no entanto, esta atualização ainda não está disponível. Será preciso esperar mais algumas semanas.
O calendário de junho
Para saber o dia exato da sua liberação, é sempre importante se basear no final do Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe o saldo primeiro. Por outro lado, quem tem NIS final 0, vai ter que esperar até o dia 28 do próximo mês para poder receber.
Veja no calendário abaixo:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (17);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (18);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (20);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (24);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (25);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (27);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (28).