Ao finalizar o ensino médio é necessário tomar várias decisões. A principal delas é escolher qual curso de graduação fazer, pois isso envolve decidir qual profissão você irá seguir.
Após essa decisão, há ainda outra muito importante: decidir qual é a melhor universidade para você. Sabemos que decidir o melhor lugar para cursar sua graduação não é fácil. Por esse motivo, apresentamos dicas para ajudar você. Confira!
Quais instituições oferecem o seu curso?
A nossa primeira dica é que você faça uma busca pelas instituições que oferecem o curso escolhido por você. Não vale a pena mudar sua escolha por conta da instituição, pois estamos a falar da sua profissão. Então priorize as universidades que oferecem exatamente o que você procura. Após fazer essa lista, você precisará analisar os outros pontos abordados abaixo.
Qual é a formação dos docentes?
Um fator muito relevante para saber a qualidade do ensino de um curso é o corpo docente. Nesse sentido, recomendamos que você busque se informar quanto ao nível de qualificação dos profissionais do seu curso. Para isso será necessário buscar a informação nos sites das instituições, por exemplo, ou mesmo acessar o currículo Lattes de cada um dos professores. É um pré-requisito do MEC que os professores de graduação tenham ao menos mestrado e/ou doutorado para dar aulas em cursos de graduação.
O campus é perto da sua casa?
Isso pode parecer besteira, mas não é. Escolher uma instituição que seja localizada em uma região próxima a sua casa será muito importante durante os longos anos de sua graduação. Assim, priorize as universidades de fácil acesso. Acredite, você não quer gastar quatro horas do seu dia só para se transportar da sua casa para a faculdade e vice-versa. Durante a graduação todo o tempo é precioso.
Qual a opinião dos alunos?
Uma ótima forma de descobrir a qualidade de uma instituição de ensino superior é perguntar aos alunos ou ex-alunos como funciona a faculdade ou universidade. Desse modo, recomendamos que você pergunte para aqueles que são alunos do curso desejado por você como é o curso, e quais são os pontos positivos e negativos da instituição.
Ao buscar resposta para essas quatro perguntas você estará mais perto de escolher a universidade perfeita para sua graduação!
E aí? Gostou das nossas dicas? Então deixe aqui seu comentário!