Para os 2.600 candidatos do concurso PC RJ, é importante saber todos os detalhes do novo TAF, o Teste de Aptidão Física.
O termo aditivo já foi assinado junto a Fundação Getúlio Vargas. Sendo assim, a realização do teste está cada vez mais próxima, especialmente depois da publicação do extrato do termo no Diário Oficial do Estado na última segunda, dia 6 de fevereiro.
Se você prestou o concurso ou está curioso a respeito do Teste de Aptidão Física precisa ler até a última linha, para conferir todos os detalhes a respeito desse assunto.
O termo aditivo para realização do novo TAF da PC RJ já foi assinado com a banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas.
Na última segunda, o extrato de termo foi publicado do Diário Oficial do Estado. Dando assim, mais um passo em direção a realização dos testes.
Por conta do aditivo, a Secretaria de Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro deve pagar à Fundação Getúlio Vargas mais R$1.439.328,00.
O governador do Rio, Claudio Castro, deu informações a respeito da assinatura do termo na última quinta-feira, dia 2 de fevereiro.
Ainda, segundo o governador Cláudio Castro serão 2.600 candidatos convocados para a realização do Teste de Aptidão Física serão distribuídos da seguinte forma:
Portanto, a expectativa do governo é de que com o novo TAF, o Estado tenha mais candidatos aptos para assumir os cargos mesmo em caso de vacâncias.
Não é possível afirmar, com certeza, como será feito o novo TAF da PC RJ, já que os detalhes não são divulgados de antemão pela banca.
Porém é possível se basear no primeiro teste físico da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que ocorreu nos meses de junho e julho do ano passado. Desse modo, saiba quais foram os exercícios aplicados:
Conforme o edital, as medidas de tempo e distância são diferentes entre os candidatos dos sexos masculino e feminino.
A Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra, ou Acadepol, deve iniciar sua primeira turma do curso de formação até meados de junho. Ou seja, ainda no primeiro semestre do ano.
A propósito, essa é a expectativa do governo do estado do Rio, já que o desejo é que os novos policiais formados já estejam nas ruas em exercício da profissão, até o final de 2023.
Após a Polícia Civil publicar os resultados dos exames médicos, as próximas etapas consistem no curso de formação profissional realizado na Acadepol, além de uma prova de investigação social.
Feito isso, os candidatos classificados já estarão aptos a ocupar o cargo e começarão a trabalhar nas ruas do Rio de Janeiro.
Em meados de 2021, os editais para concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro foram publicados, anunciando um total de 400 vagas para preenchimento imediato.
As oportunidades estavam divididas entre as carreiras de auxiliar e necropsia, técnico de necropsia, investigar, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado.
As maiores remunerações iniciais, do certame daquela época, ultrapassaram os R$18 mil por mês, a depender da carreira.
Contudo, em janeiro deste ano, o Governo do Estado anunciou o acréscimo de 161 vagas no concurso. Logo, o que fez com que a oferta passasse a ser de 561 vagas no total.
As vagas vão desde o Nível Fundamental, como no caso da carreira de auxiliar de necropsia. Assim como, passam pelo Nível Médio, com as carreiras de técnico de necropsia e investigador. Por fim, também contemplam o Nível Superior, nas carreiras de Inspetor, Perito Legista, Perito Criminal e Delegado.
Sendo assim, a aplicação das provas objetivas ocorreram no fim de 2021 e início de 2022, sendo a primeira etapa do concurso da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro.
Dessa forma, fique de olho nas falas do novo TAF da PC RJ. Assim, não perca o prazo, faça o treinamento necessário para conquistar uma das vagas disponíveis.