O Cadastro Único (CadÚnico) é uma ferramenta utilizada pelo Governo Federal para identificar e coletar dados de famílias de baixa renda do país. Por meio desses dados, é possível realizar a inclusão dessas pessoas em programas de assistência social e de distribuição de renda, como o Auxílio Brasil, Tarifa Social, Vale-Gás e muitos outros.
Para se inscrever no CadÚnico é necessário que a família obtenha renda per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 550, atualmente), ou uma renda de até três pisos nacionais (R$ 3.300, atualmente).
Dessa forma, será necessário escolher um representante da família, sendo ele maior de 16 anos e de preferência do sexo feminino, para se cadastrar. No momento do cadastro, o representante deve apresentar alguns documentos, como Título de eleitor e CPF.
Ainda, o representante deverá ter em mãos ao menos um dos documentos listados a seguir de cada membro do núcleo familiar:
A princípio, a inscrição deve ser realizada presencialmente no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo de sua residência. O responsável familiar terá que responder um questionário relativo a informações da família, como renda, condições da residência e gastos com alimentação, por exemplo.
Feito isso, após 15 dias o titular da família deverá solicitar o seu Número de Identificação Social (NIS), sendo ele o principal dado para verificação da inclusão em programas e benefícios sociais do governo.
Confira a lista com os benefícios e programas que as famílias podem receber através do CadÚnico: