Cidadãos que pretendem diminuir o consumo da energia elétrica podem receber um desconto de até 65% na conta luz através do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Ficou interessado? Veja mais a seguir.
Atualmente a iniciativa atende cerca de 20 milhões de famílias que se enquadram nos seus critérios de elegibilidade. O percentual das reduções varia de acordo com o tipo de grupo familiar e quantidade de kWh registrados.
De acordo com as regras do programa, quanto menos a energia for consumida maior será o desconto dado no final do mês, confira:
Para o público geral do programa:
Para as famílias indígenas e quilombolas:
Contuso, é importante deixar claro que as famílias que ultrapassarem o patamar de 220 kWh de consumo no mês deixam de receber os descontos na fatura.
Podem receber os descontos do programa as famílias que cumprirem os seguintes requisitos:
Para entrar no programa a família deve ser selecionada pelo Ministério da Cidadania através do CadÚnico. Sendo assim, é preciso que as informações estejam disponíveis no banco de dados.
Contudo, há outra opção. O responsável familiar pode se dirigir a uma agência da distribuidora de energia de seu estado, tendo em mãos documentos como RG, CPF e código de unidade consumidora.