Hoje, reunimos todas as informações que você precisa saber, para ver como está a previsão do concurso ANTT. As vagas disponibilizadas pelo órgão são sempre muito visadas pelos concurseiros de plantão.
Com tamanha concorrência, é sempre bom estar por dentro dos detalhes a respeito do andamento da abertura de cada edição do certame.
Pensando nisso, reunimos informações relevantes a respeito desse assunto para você que deseja participar de concursos este ano.
Quer saber mais detalhes sobre o concurso ANTT? Então, fique com a gente e não deixe de ler até o final pra não perder nenhum detalhe importante.
A ANTT, ou Agência Nacional de Transportes Terrestres, realizou recentemente um novo pedido para realização de mais uma edição do seu concurso. Aliás, esse pedido foi enviado no dia 31 de janeiro à ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Depois que a nova gestão tomou posse, em 1 de janeiro de 2023, a pasta se tornou responsável por fazer a avaliação de pedidos para concursos federais serem realizados. Assim, cabe à ministra em questão, chefe da pasta, aceitar ou negar o pedido.
No documento, a ANTT repetiu o pedido feito no ano passado. Dessa forma, solicitando o aval para realização de um concurso com o mesmo quantitativo de vagas de 2022.
Como já vimos a Agência Nacional de Transportes Terrestres enviou uma solicitação com o mesmo quantitativo de vagas solicitadas no ano passado. Dessa forma, a intenção da agência é preencher cerca de 362 vagas.
Essas oportunidades estão disponíveis para os níveis médio e superior. Desse modo, confira a seguir, a divisão dos cargos a seguir:
Cargos de nível médio:
Cargos de nível superior:
Ainda, segundo a Agência, das 362 vagas disponíveis, cerca de 294 serão divididas entre as unidades organizacionais. Ou seja, as que fazem atividades finalísticas de regulação, inspeção, fiscalização e controle de rotação de serviço público de transportes terrestres.
Já as outras 68 vagas terão como destino as unidades organizacionais que têm a responsabilidade sobre as atividades administrativas, de logística e de TI, para auxiliar no desempenho das atividades finalísticas da agência.
No pedido enviado à ministra Esther Dweck, a Agência Nacional de Transportes Terrestres justificou a necessidade da realização do certame.
Segundo a agência, o índice de evasão do corpo funcional da ANTT é bastante alto. Aliás, as principais causas dessa evasão são as aposentadorias e as exonerações.
Segundo o documento, somente no ano passado, houve o registro de 18 desligamentos de servidores de carreira. Portanto, o que quer dizer que 2% do quadro efetivo da empresa deixou seus postos.
Outra questão importante é que só em janeiro deste ano, mais 2 novos desligamentos já foram registrados. Assim, a estimativa é que a agência não tenha capacidade efetiva de cumprir com suas obrigações com o passar do tempo, caso não realize novas contratações.
Um ponto que faz com que o concurso ANTT seja ainda mais urgente, é que o quadro de funcionários da agência está em constante queda. Desse modo, isso acontece porque já faz um bom tempo que não há a contratação de novos colaboradores ao quadro.
No ano passado, segundo levantamentos, o quadro geral de colaboradores da agência estava com cerca de 45% de defasagem. Assim, contabilizava-se mais de 770 vagas em aberto, em relação às 1.705 previstas na lei.
Em números, apenas 932 vagas dessas 1.705 previstas na lei estavam ocupadas, o que representava 54,66%.
Atualmente, segundo um levantamento, feito pela própria ANTT, o quadro conta com 985 funcionários, ou seja, 720 a menos que a quantidade fixada por lei. Com essas informações, a estimativa de déficit no quadro de funcionários da agência é de 44%.
Com uma urgência tão grande em fazer novas contratações, a previsão do concurso ANTT é cada vez mais uma realidade. Por isso, fique de olho nas próximas notícias sobre este certame que pode acontecer em breve e não perca essa chance de entrar para a agência.