Quando se perde um documento importante como o CPF e o RG, um grande transtorno pode ser caudado, tanto pelo fato de que criminosos podem utilizar os dados para aplicar algum golpe, quanto pela necessidade, na maioria dos casos, em emitir uma segunda via do registro.
Entretanto, em casos de roubo, o cidadão pode fazer um boletim de ocorrência para que obtenha a gratuidade na emissão de uma segunda via. Isso vale tanto para o CPF quanto para o RG.
É possível fazer um boletim de ocorrência por roubo de documentos de forma 100% online. Basta:
Para finalizar o procedimento, compareça até uma a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou Poupatempo com os seus documentos pessoais e solicite a segunda via do RG ou CPF. Com a apresentação do boletim, a emissão será gratuita.
A emissão da primeira via do CPF e do RG é totalmente gratuita, independente de faixa etária ou sexo. Caso você ainda não tenha se registrado, basta ir até a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou Poupatempo com a sua certidão de Nascimento para obter os demais documentos.
Caso você tenha perdido os seus documentos, a segunda via só será emitida de forma gratuita nos seguintes casos:
Enquadrando-se em um desses requisitos, basta separar a sua Certidão de Casamento ou Nascimento e se dirigir até a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou até o Poupatempo para tirar a segunda via do documento.
O Governo Federal anunciou no início deste ano a liberação da emissão do novo RG. As mudanças realizadas no na nova Carteira de Identificação Nacional proporcionam mais praticidade e segurança para os cidadãos. Algumas das maiores alterações se tratam da junção do número do CPF ao RG e liberação do RG digital.
Entretanto, apesar do RG digital já ter sido disponibilizado desde agosto deste ano, não são todos os estados do país que já se habituaram ao novo recurso. Portanto, nem todos os brasileiros podem ter acesso até o momento.
O novo documento já pode ser emitido e baixado no celular nos seguintes estados:
A princípio, para baixar o RG Digital, é necessário que a nova versão do documento físico seja emitida. No entanto, como já mencionado, nem todos os estados já habilitaram a nova versão.
Confira por onde baixar o aplicativo:
Após o download, o cidadão deve seguir o passo a passo do aplicativo e escanear QR Code, que fica no documento físico, tirar uma foto selfie e criar seu cadastro para utilizar a versão digital do documento.