Durante a pandemia da Covid-19, os preços dos combustíveis tiveram altas significativas. Segundo o último levantamento do Índice de Preços da Ticet Log (IPTL), o mês de maio foi encerrado com a gasolina custando R$ 7,54 o litro. O valor corresponde uma alta de 0,67% com relação ao mês de abril.
No que se refere ao etanol, também foi registrada uma alta, porém, mais expressiva em relação a gasolina. No fim de maio, o combustível chegou a R$ 6,12, uma alta de 3,14% se comparado ao mês anterior. Diante tantas variações, confira algumas dicas de como reduzir o consumo de combustível.
Quando o ar-condicionado é ligado, a capacidade do motor do veículo se divide entre a rotação das rodas e o resfriamento do ar interno. Assim, além de prejudicar a potência do veículo, o uso do ar-condicionado pode ter um aumento no consumo de até 20%.
Normalmente, quanto maior for o peso transportado mais força será necessário. Sendo assim, evite levar peso extra no veículo que não seja de extra necessidade.
Alguns motoristas têm o costume de dirigir com o câmbio em ponto-morto, principalmente em descidas. Além da prática não ser segura, não ajuda na economia do combustível e ainda contribui para o desgaste dos freios.
Deixar o veículo aerodinâmico ajuda na economia do combustível. Isso porque, ao fechar as janelas, o teto solar e tirar os pesos do bagageiro ajuda a manter o veículo mais equilibrado e rápido.
A calibragem dos pneus deve ser sempre realizada. Isso faz com que eles fiquem mais aderentes ao chão, além de ajudar os freios. Na falta da manutenção, o veículo usará mais força para se deslocar, gastando até 25% a mais em combustível.
O aumento da potência elétrica também pode elevar o consumo de combustível. Itens como faróis, luzes auxiliares, limpadores de para-brisa, sistema de ventilação, entre outros, devem ser desligados assim que forem utilizados.
Um fator muito importante que pode reduzir o consumo de combustível do veículo consideravelmente é a manutenção. Neste sentido, manter o óleo dentro da validade e limpar o filtro de ar é muito importante. A redução ou aumento pode ser de até 8%.
Use sempre o tipo de combustível indicado no manual do veículo. Em alguns casos, nem sempre os combustíveis “premium” influenciará no desempenho do seu carro. Assim, é possível reduzir gastos desnecessários.