Empreendedorismo

Veja 5 dicas para se diferenciar dos concorrentes e vender mais

Um dos maiores desafios dos empreendedores é se diferenciar da concorrência e desta forma, lucrar e se manter no mercado. Por isso que hoje, nós vamos dar 5 dicas para se diferenciar dos concorrentes e vender mais.

Veja 5 dicas para se diferenciar dos concorrentes e vender mais — Reprodução Canva

Nem sempre a diferenciação mais apropriada é reduzir os preços, pois além de diminuir a sua margem de lucro, pode prejudicar a empresa em vários sentidos. Além disso, quem garante que o seu concorrente não faça a mesma coisa?

5 dicas para se diferenciar dos concorrentes e vender mais

Apresentamos na sequência, 5 dicas para se diferenciar dos concorrentes e vender mais:

1ª Dica: Mantenha o foco na marca da sua empresa

A marca de uma empresa é a sua identidade pessoal, e desta forma, precisa ter uma personalidade própria. Sua marca precisa estar na mente dos clientes, e assim, em caso de necessidade de compra, irá procurar a sua empresa e não a concorrência.

Você precisa investir na gestão da marca, que vai além de uma logo bonita, é preciso investir em valores, alinhar o tom de voz, e buscar a geração de um grande impacto nos clientes. 

Com a personalidade criada, invista em divulgar nas redes sociais, e no seu relacionamento com os clientes e colaboradores. Esta atitude o diferenciará de seus concorrentes, pois os clientes irão buscar nos serviços ofertados por você, simplesmente pelo seu diferencial: o relacionamento efetivo com os clientes.

2ª Dica: Valorize o cliente como sendo a sua melhor aposta

Qual o cliente que não gosta de ser tratado com respeito, educação e personalização. Isso mesmo, valoriza o cliente como ele merece, deve ter toda a sua atenção. 

Assim, crie programas de fidelidade, como por exemplo, a cada compra realizada, o cliente soma pontos, que podem ser transformados em descontos a partir de um certo limite. Além disso, ofereça brindes especiais, e permita que os clientes saibam sobre os novos produtos da empresa antecipadamente.

3ª Dica: Procure oferecer uma diferenciação

A proposta é agregar um novo valor ao produto, ou apresentar novos serviços e opções de uso. Assim, por exemplo, se você vende cosméticos, ofereça desconto em consulta com dermatologista, ou profissional de estética. 

São os detalhes oferecidos que fazem toda a diferença e diferenciam a sua marca diante da concorrência.

4ª Dica: Atenda as necessidades dos clientes com excelência

O padrão de cliente está se modificando com o passar dos tempos. E para as empresas, cabe, acompanhar estas mudanças e estar sempre presente na vida deles.

O cliente busca agilidade e eficiência no atendimento, nem que para isso, precise começar o processo de compra em um canal e terminar em outro. E as empresas precisam estar preparadas para isso. Afinal, o atendimento ao cliente precisa ser de excelência, e assim, obter a tão sonhada diferenciação.

Não esqueça que o bom vendedor é aquele que oferece a melhor solução para o problema do cliente. E para isso, precisa conhecê-lo profundamente.

5ª Dica: Saiba tudo o seu cliente

Você e seus colaboradores, precisam se atentar a atender as necessidades dos seus clientes, resolver os seus problemas e se você conseguir antecipar estas questões, será de melhor eficácia.

Conhecer o cliente faz parte desta atitude, mas, é preciso conhecê-lo em profundidade. Assim, é preciso monitorar o seu comportamento de compra, escutá-los em suas reclamações, e posicionamentos diante das redes sociais. 

Saiba que quanto maior o conhecimento sobre o cliente, maior serão as chances de se diferenciar dos concorrentes.

Saiba que a diferenciação diante da concorrência passa pelo posicionamento da marca. Assim, baixar os preços significa que a sua marca é mais barata, e portanto, menos valorizada.

Entrar nessa de baixar os preços para enfrentar a concorrência é um grande erro, que é preciso evitar de todas as formas.

Você precisa descobrir os valores e as forças que sua empresa possui e investir nelas para criar o diferencial. Saiba que não é tarefa fácil e exige tempo e disponibilidade para tanto, mas no longo prazo, é possível chegar ao objetivo de diferenciação dos concorrentes e vender mais.

Para tornar a sua marca confiável, é preciso trabalhar nela todos os dias. Não deixe de trabalhar a confiabilidade de sua marca a todo o instante, isso a tornará a melhor.

Por fim, agora que você já sabe como se diferenciar dos concorrentes, coloque em prática as nossas dicas e venda mais!

Certamente essas 5 dicas serão cruciais para lhe ajudar a ter um melhor desempenho e sair na frente da concorrência em todos os momentos! Esperamos que o post de hoje seja bastante útil na construção do seu caminho de sucesso!