O combustível teve uma alta de 9% desde o início deste ano. No mês de abril, o preço do produto foi encerrado em R$ 7,50 (litro). Diante disso, muitos motoristas estão preferindo usar motos, a fim de economizar mais no final do mês.
No entanto, é preciso ter atenção quando ao modelo da moto. Isso porque, alguns consomem mais combustível do que outros. Nessa situação, é possível seguir algumas dicas para economizar ainda mais usando a motocicleta.
Pneus murchos são tendentes a ter uma área de atrito maior com o solo. Desta forma, eles atrapalham a eficiência dos freios e dificultam na hora da curva. O ideal é fazer a calibragem toda semana e manter a pressão indicada no manual.
“Quando isso acontece, é necessário acelerar mais para atingir determinada velocidade. Com isso, a moto ‘bebe’ mais”, explica Eduardo Zampieri, piloto de testes de pneus de moto da Pirelli.
Também é importante que o óleo correto, assim como indicado no manual, seja usado para não forçar o motor.
“O motor fará menos força e, consequentemente, consumirá menos combustível. Esse cuidado assegura o desempenho do motor, mantém em dia a lubrificação e reduz o desgaste das peças, além de gerar economia para o motociclista em relação a manutenção e ao consumo de combustível”, diz Rafael Recio, gerente técnico da Motul Brasil
Mantenha as velas dos motores de combustão interna sempre conservadas. Quando desgastadas, podem apresentar falhas na aceleração, o que consequentemente aumenta o consumo de combustível.
“O ideal é substituí-la dentro do prazo recomendado pelo fabricante. Também troque por uma vela com as mesmas especificações das originais”, explica Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da NGK Brasil, fabricante de velas e cachimbos.
O filtro de ar é o responsável por não deixar impurezas chegar na parte interna do motor. Desta forma, uma vez saturado, ele prejudica a saúde do motor e induz no consumo excessivo de combustível. Por isso, é importante mantê-lo conservado.
Por fim, para ter um melhor desempenho com a sua motocicleta, busque colocar combustível com selo de aprovação. Fuja de postos de abastecimento em que a gasolina seja de procedência duvidosa, lembrando que o valor médio atualmente é de R$ 7,50.