O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu vale-gás nacional. Nesta quarta-feira (16), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 3. De acordo com a Caixa Econômica Federal, essa quantia está disponível desde as primeiras horas da manhã.
Acontece que enquanto o Governo Federal já caminha para a metade dos pagamentos da segunda rodada do vale-gás nacional, tem gente por aí que não conseguiu receber nenhuma. Casos assim são mais comuns do que se imagina. Em números totais, nós estamos falando de algo em torno de 18 milhões de pessoas.
O Governo Federal lançou uma nota técnica sobre o programa nesta semana. Neste texto, eles explicam que o benefício vai seguir realizando entradas nos próximos meses. Então o que dá para saber é que as pessoas que ainda não receberam nenhuma parcela do vale-gás nacional terão sim a oportunidade de entrar no projeto em questão.
Todavia, é preciso ter calma com essas considerações. É que tomando como base o espaço que o Governo Federal tem no orçamento, dá para dizer que eles não irão inserir muita gente. Hoje, sabe-se que o Palácio do Planalto separou R$ 1,9 bilhão para os repasses deste programa durante todo este ano.
Dessa forma, o modo mais provável é que o Governo insira cerca de 100 mil pessoas a cada novo pagamento. Esse número seria uma média, portanto. No final das contas, nós teríamos mais 500 mil usuários inseridos durante todo este ano dentro do programa em questão, segundo projeção do próprio Ministério da Cidadania.
Não. Caso o Governo Federal opte por esse caminho mais provável, então esse número de novas entradas não seria suficiente para atender todo mundo que precisa do benefício neste momento. Cerca de 17,5 milhões ainda teriam que esperar.
Neste momento, não dá para saber se você estaria entre os 500 mil que entrariam no programa agora, ou entre os 17,5 milhões que irão seguir esperando. Essa é uma decisão que cabe tão somente ao Ministério da Cidadania.
Se você está no Cadúnico e tem uma renda per capita de até R$ 606, não há nada mais o que fazer. Você já está na fila de espera. Basta portanto esperar até que o Ministério da Cidadania escolha ou não o seu nome para entrar na folha de pagamento.
O mesmo vale para os usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Essas pessoas também têm direito de receber o benefício. Mas eles ainda precisam esperar para saber quando é que isso vai acontecer de fato.
Como não há espaço dentro do orçamento para fazer todos esses pagamentos, então o Governo Federal acabou criando novas diretrizes de seleção. É como se eles definissem quem seriam as prioridades no recebimento.
De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, o dinheiro do programa está sendo destinado preferencialmente para as pessoas que estão no Auxílio Brasil, que tenham a renda per capita mais baixa e que moram em famílias com muitos integrantes.