O Governo Federal está começando nesta segunda-feira (14) a segunda leva de pagamentos do seu vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, cerca de 5,5 milhões de pessoas irão pegar esse benefício nas próximas semanas. Pelo menos esse é o objetivo do Ministério da Cidadania neste momento.
De acordo com as informações oficiais, o vale-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Isso quer dizer portanto que os usuários do benefício irão pegar o montante sempre a cada dois meses. Por exemplo, como há um repasse acontecendo neste mês de fevereiro, então o projeto em questão deve voltar apenas em abril.
Isso já dá uma pista que quantos pagamentos o Governo vai fazer do vale-gás nacional ainda este ano. Contando com esse que está acontecendo agora, nós teremos seis repasses no total. São eles: fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Essa é uma informação importante para que o cidadão se programe no seu orçamento.
Mas aí o leitor pode se perguntar por que o Governo fez pagamentos em dois meses seguintes. Para quem não se lembra, o Planalto fez repasses do vale-gás nacional no mês de janeiro. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 5,4 milhões de pessoas pegaram esse dinheiro no último mês. Agora em fevereiro, eles estão repetindo a dose.
Essa repetição está ocorrendo porque oficialmente os pagamentos do vale-gás nacional começaram em dezembro do ano passado. Isso significa dizer portanto que os repasses que aconteceram em janeiro foram na verdade uma espécie de retroativo do programa. As pessoas pegaram aquilo que deveriam ter pego em dezembro.
Como dito, para este mês de fevereiro cerca de 5 milhões de brasileiros poderão pegar o benefício nas próximas semanas. Só que de acordo com as contas do próprio Governo Federal, cerca de 24 milhões possuem direito ao programa.
Tudo isso quer dizer, portanto, que o número de pessoas que estão esperando pelo benefício é maior do que a quantidade de brasileiros que de fato estão recebendo o projeto. O Governo alega que isso está acontecendo por falta de espaço no orçamento.
Hoje o que se sabe é que o poder executivo tem uma perspectiva de aumento no número de usuários do programa. Acontece, no entanto, que não está claro quantas pessoas poderão entrar e nem qual vai ser o ritmo dessas inserções.
O Governo Federal começou os pagamentos do vale-gás nacional no final do último mês de dezembro de 2021. Naquele primeiro momento, no entanto, o valor dos repasses chegou apenas nas pessoas que moram em áreas fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais.
Isso só mudou agora em 2022. Como dito, o Governo Federal chegou a atender cerca de 5,4 milhões de brasileiros no último mês de janeiro. Esse patamar, aliás, está se repetindo neste mês de fevereiro. Pelo menos é o que se sabe até aqui.
Ao todo, o Governo tem cerca de R$ 1,9 bilhão para os pagamentos do vale-gás nacional este ano. Pelo projeto original do programa, a ideia é que ele siga fazendo repasses pelos próximos cinco anos. É o que se sabe até aqui.