Entre os meses de fevereiro e abril deste ano, quase 200 mil brasileiros perderam o direito de receber os valores do vale-gás nacional. O Governo Federal confirmou o número mas não explicou o motivo das exclusões. Segundo o Ministério da Cidadania, cada bloqueio tem a sua própria razão de acontecer.
Entretanto, é possível traçar uma linha divisória geral que pode explicar a maioria dos cancelamentos do benefício até este momento. De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, alguns cidadãos perderam o projeto por uma questão de inconsistência de dados do Cadúnico.
Segundo o Ministério da Cidadania, uma das principais maneiras de tentar entrar no vale-gás nacional é ingressar no Cadúnico. Trata-se de uma lista do Governo Federal que reúne os nomes dos cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. É a partir dos dados dispostos por lá que eles fazem as seleções.
No entanto, o cidadão precisa atentar para o fato de que ele tem que atualizar as informações da lista sempre que acontecer alguma mudança estrutural na família. Caso ele não atualize estas informações, o próprio Governo Federal pode acabar verificando que há uma inconsistência de dados, uma vez que eles também analisam outras fontes de informação.
Imagine, por exemplo, que um cidadão consegue um emprego e não informa a mudança no Cadúnico. Nesse caso, o novo dado não estará na lista, mas o Governo descobrirá a informação através de outros canais como o Ministério do Trabalho, por exemplo. Dessa forma, o indivíduo passa a ter uma grande chance de perder o vale-gás nacional.
Nesse sentido, o cidadão precisa atentar para as exigências de atualização do Cadúnico. Em regra geral, todos os usuários precisam atualizar os dados da lista ao menos uma vez a cada dois anos. Dessa forma, ele evita que a situação chegue a tal ponto.
Para quem faz parte de programas como Auxílio Brasil e vale-gás, a recomendação é que a atualização aconteça ao menos uma vez por ano. Assim, os cidadãos terão menos chances de perder os benefícios por inconsistência nas informações.
Entretanto, a dica geral é atualizar os dados sempre que acontecer uma mudança estrutural na família. Mortes, nascimentos, mudanças de endereço, mudanças na escola dos filhos e assinatura de carteira de trabalho são apenas alguns exemplos.
O Governo Federal retomou os pagamentos do vale-gás nacional ainda na última semana. No dia 14 de abril, os cidadãos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1 puderam pegar a quantia do benefício em questão.
A expectativa é que durante esta semana, outros quatro grupos possam pegar o dinheiro do benefício. Nesta segunda-feira (18), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o NIS final 3. Na terça-feira (19), recebem aqueles que possuem NIS final 4.
Nesta semana, não haverá pagamentos na quinta-feira (21). Isso porque a data se trata de um feriado nacional. É o dia de Tiradentes. Assim, os repasses retornam apenas na sexta-feira (22) para quem tem NIS final 5.