O Governo Federal concluiu ainda no final do último mês de janeiro a primeira leva de pagamentos do seu vale-gás nacional. Pelo que se sabe até aqui, algo em torno de 5,5 milhões de pessoas receberam esse benefício de R$ 52 entre os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021. É o que dizem as informações do Ministério da Cidadania.
Agora as pessoas querem saber quando é que vai sair o próximo pagamento do programa em questão. De acordo com as informações oficiais, o que se sabe é que esse repasse não vai mais acontecer em fevereiro. Para quem ainda não sabe, o vale-gás nacional é um projeto que está fazendo liberações bimestrais.
O que isso quer dizer? Significa que os cidadãos irão pegar esse dinheiro a cada dois meses e não mensalmente como acontece com outros benefícios como o Auxílio Brasil. Desse modo, o Governo fez pagamentos do vale-gás agora em janeiro para cerca de 5,4 milhões de pessoas, o próximo repasse só deve acontecer mesmo em março.
Inicialmente se imaginou que essas liberações poderiam acontecer em fevereiro. Isso porque se entende que o primeiro repasse do vale-gás nacional aconteceu em dezembro. Naquele primeiro momento, puderam receber apenas as pessoas que moram em regiões atingidas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais.
Agora em janeiro, o Governo Federal passou a fazer os pagamentos de forma retroativa. Foi aí que o dinheiro caiu na conta de cerca de 5,4 milhões de pessoas. Agora, elas terão que esperar até março para poder receber a segunda parcela do benefício. Pelo menos é isso o que se sabe até a publicação deste artigo.
A decisão de pagar o vale-gás em março e não mais em fevereiro acaba tendo um impacto direto no vale-gás como um todo. É que com isso, o benefício realizará mais 5 pagamentos, e não 6 como o esperado.
A tendência é que as próximas parcelas do ano aconteçam em março, maio, julho, setembro e novembro. De acordo com o projeto em questão, o vale-gás nacional permanecerá realizando repasses pelos próximos cinco anos.
O Governo Federal, no entanto, diz que está cumprindo todas as regras do programa. Inclusive a que diz que eles precisam fazer essas liberações sempre dentro de um prazo de 60 dias, no máximo. Eles afirmam que isso não vai ser desrespeitado.
O Governo Federal começou os pagamentos do vale-gás nacional no final do último mês de dezembro. Mas naquele primeiro momento, o dinheiro foi enviado apenas para as pessoas que moram em regiões fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais.
Em janeiro, aliás, o Governo liberou o dinheiro para cerca de 5,4 milhões de pessoas. Este pagamento acabou acontecendo portanto de forma retroativa. De acordo com o Ministério da Cidadania, isso aconteceu porque se entende que esses brasileiros deveriam ter recebido em dezembro também.
É importante lembrar ainda que o vale-gás é um programa de caráter bimestral. Então os pagamentos dele acontecem sempre a cada dois meses. A expectativa do Governo Federal é que o próximo repasse do benefício aconteça apenas em março.