Vale-gás NACIONAL: Saiba o que é preciso para entrar no programa
De acordo com relatos nas redes sociais, muita gente quer saber o que é preciso fazer para se entrar no segundo pagamento do vale-gás nacional
O Governo Federal concluiu na semana passada a primeira leva de pagamentos do seu vale-gás nacional. Assim como eles planejaram, cerca de 5,5 milhões de pessoas pegaram essa liberação. Todo mundo recebeu R$ 52. Agora, o fato é que muita gente está esperando pelo que vai acontecer na segunda liberação do montante.
Afinal, estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas estejam na fila de espera para entrar no benefício. São brasileiros que atendem todas as regras de entrada no programa, mas que ainda assim não conseguiram fazer parte da primeira folha de pagamento do projeto. O Governo alega que isso aconteceu por falta de espaço no orçamento.
Hoje, o que se sabe mesmo é que não tem vaga para todo mundo que tem direito ao Auxílio. Essas pessoas que não entraram no programa em janeiro, querem saber agora o que precisa ser feito para que elas consigam receber o vale-gás nacional daqui para frente. É preciso prestar atenção nas informações para não se perder.
De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, não há mais nada o que possa ser feito neste momento. Se você já está no Cadúnico e cumpre as regras de limite de renda exigidas pelo programa, então só resta aguardar. Isso porque não existe nenhum tipo de inscrição para o projeto em questão.
O mesmo, aliás, vale também para as pessoas que já estão na folha de pagamento do programa e que receberam em janeiro deste ano. Esses cidadãos não precisam se preocupar com nenhum tipo de renovação do cadastro. De acordo com o Ministério da Cidadania, desde que os cidadãos respeitem as regras, eles seguem recebendo o dinheiro de forma automática.
E quais são as regras?
De acordo com as regras gerais do vale-gás nacional, as pessoas que têm direito ao benefício são aquelas que estão com o cadastro no Cadúnico. Além disso, é preciso ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.
Mas eles não são os únicos. Tomando como base o projeto do vale-gás nacional, também é possível saber que as pessoas que têm o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm direito.
Vale sempre lembrar, no entanto, que o fato de se encaixar em todas as regras não significa necessariamente que o cidadão vai receber o dinheiro. É preciso esperar pela seleção do Ministério da Cidadania.
Vale-gás nacional
O Governo Federal começou os pagamentos do seu vale-gás nacional ainda no final do ano passado. Naquele primeiro momento, apenas cerca de 100 mil pessoas puderam receber o montante de R$ 52. É o que mostram os dados do Ministério da Cidadania.
Isso porque inicialmente o Governo Federal liberou esse dinheiro apenas para as pessoas que moram em regiões fortemente atingidas pelas chuvas nos estados da Bahia e de Minas Gerais. Dezenas de cidadãos morreram e milhares perderam as suas casas na ocasião.
Foi somente em janeiro que a grande maioria das pessoas conseguiu receber o benefício. Para os próximos meses não dá para dizer ainda quais serão os valores do programa e nem quantos usuários poderão pegar esse projeto.