O Governo Federal está concluindo nesta sexta-feira (25) os pagamentos da segunda rodada oficial do seu vale-gás nacional. Com isso, podemos dizer que todos os 5,6 milhões de brasileiros que encontram-se na folha de repasses já estão com o dinheiro do benefício liberado, segundo a Caixa Econômica Federal.
De acordo com informações oficiais do projeto, o próximo pagamento ainda deve demorar para acontecer. Ao contrário do que acontece no Auxílio Brasil, o vale-gás nacional não faz repasses mensais, mas sim bimestrais. Portanto, isso quer dizer que a próxima liberação acontecerá apenas em abril.
Assim, as pessoas que usaram o dinheiro para comprar o botijão de 13kg precisam ter consciência que vai ser preciso economizar esse item por dois meses. A próxima ajuda do Governo Federal só vai chegar mesmo em abril. Até lá, não adianta esperar porque o montante não vai cair. Quem está dizendo isso é o próprio Planalto.
Se por um lado, essa pode ser uma notícia ruim para muita gente, por outro o Governo vem afirmando que a tendência é de aumento no número de usuários para os próximos pagamentos. Dessa forma, podemos criar a esperança de que mais pessoas que não estão recebendo o benefício agora terão a chance de fazer parte do programa.
Isso é uma garantia? Não. Não há nenhuma lei que obrigue o Governo Federal a aumentar o número de usuários do projeto em questão. Todavia, de acordo com membros do próprio Palácio do Planalto, a tendência natural é que eles consigam inserir mais beneficiários no vale-gás a partir de abril.
O Governo Federal também não sabe quantas pessoas poderão entrar no benefício em questão. Eles ainda devem demorar para divulgar essa informação que provavelmente só será divulgada no início de abril.
De qualquer forma, não espere que seja uma entrada muito grande. A tendência natural, ainda de acordo com informações de bastidores, é de que sejam apenas algumas milhares de pessoas, pois não há muito espaço no orçamento.
Tomando como base as informações oficiais, o que se sabe é que o Governo Federal separou R$ 1,9 bilhão para estes repasses durante todo este ano. Então não há muito espaço para atender muita gente neste momento.
Como não há esse espaço, existem muitos brasileiros que têm direito ao benefício e que não estão conseguindo receber o projeto em questão. A fila de espera para entrar no programa tem quase 18 milhões de pessoas.
São brasileiros que atendem a todas as regras do benefício, mas que mesmo assim não estão conseguindo receber nada. O Governo alega que não vai poder inserir todas essas pessoas por causa da questão do espaço no orçamento.
Neste mês de fevereiro, o Planalto fez pagamentos de R$ 50 para todos os 5,6 milhões de usuários do programa. De acordo com as informações oficiais, ninguém ganhou mais e ninguém menos do que esse patamar base.