Em agosto, mais de 5,6 milhões de pessoas poderão receber os valores do vale-gás nacional do Governo Federal. A informação foi confirmada pela Caixa Econômica Federal, banco responsável pelos repasses do benefício. Oficialmente, as liberações deste mês terão início já a partir da próxima semana, no dia 9.
Assim como se esperava anteriormente, o Governo Federal não elevou muito o número de usuários do programa social. Nas últimas liberações registradas neste ano, a quantidade de beneficiários do projeto sempre girou em torno dos 5 milhões. Em alguns meses, o Ministério registrou até mesmo algumas quedas no tamanho da folha de pagamento.
No último mês de julho, o Congresso Nacional aprovou a chamada PEC dos Benefícios. O texto aponta para uma série de mudanças na estrutura de programas sociais do Governo Federal. Algumas alterações atingem o vale-gás nacional. Contudo, não há previsão de mudanças na questão do número de usuários do benefício.
Especificamente sobre o vale-gás nacional, a PEC dos Benefícios prevê mudanças apenas nos valores dos pagamentos. A alteração, aliás, começa a valer neste mês de agosto. A partir da próxima semana, o Ministério repassará R$ 110 para os usuários do programa. Trata-se do maior patamar de liberações da história do vale-gás.
Até aqui, o Governo Federal era obrigado a pagar sempre ao menos a metade do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. A partir de agora, a PEC definiu que os repasses precisam ter o valor completo. Entretanto, as mudanças só terão validade apenas até o final deste ano de 2022. Em 2023, o esquema volta ao patamar regular.
Nesta terça-feira (2), o Ministério da Cidadania informou que iniciou o processo de atualização do sistema do app do Auxílio Brasil. É por este mesmo aplicativo que o cidadão pode consultar também os valores do vale-gás nacional.
Assim, qualquer indivíduo já pode saber se vai receber os R$ 110 do programa neste mês de agosto. Quem ainda não foi selecionado para este repasse, poderá ter outras chances nos meses seguintes, já que estamos falando de um projeto fluido.
Todos os meses, o Governo Federal realiza novas entradas para o programa vale-gás nacional. Dessa forma, é importante atentar para o app do Auxílio Brasil com certa frequência para evitar se perder com as informações do seu perfil.
Já que o número de usuários do vale-gás nacional não deve sofrer grandes alterações, é possível dizer que a fila de espera para o programa social não sofrerá grandes alterações. Ela seguirá existindo neste mês de agosto.
Hoje, dados oficiais do Congresso Nacional e do Ministério da Cidadania apontam que o vale-gás nacional é o projeto do Governo Federal que registra a maior fila de espera do país. Estima-se que mais de 18 milhões de pessoas estejam nesta situação.
A menos que o Governo apresente propostas de nova abertura de espaço no orçamento, a tendência natural é de que o vale-gás nacional siga com a fila de espera até o final deste ano. Até aqui, não há nenhuma previsão de mudança nesse sentido.