Vale-gás: entenda por que essa é a primeira parcela oficial de 2022
De acordo com o Governo Federal, parcela de fevereiro é a primeira oficial do ano no vale-gás nacional
O Governo Federal está seguindo nesta quinta-feira (17) com os pagamentos do seu vale-gás nacional. De acordo com o calendário oficial de repasses, desta vez é a hora dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 4. Ao todo, estima-se que cerca de 5,4 milhões tenham direito ao benefício.
O que se sabe até aqui é que esta parcela de fevereiro é oficialmente a primeira deste ano de 2022. Mas aí você pode dizer que não e lembrar que no último mês de janeiro, o Governo Federal fez liberações do vale-gás nacional. Isso é verdade, mas naquele momento a liberação funcionou como um retroativo.
Oficialmente, o Governo Federal começou os pagamentos do seu vale-gás nacional ainda no final do último mês de dezembro de 2022. Naquele momento, apenas cerca de 100 mil pessoas receberam esse dinheiro. A quantia foi paga para os usuários que moravam em regiões fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais.
Em janeiro portanto, outros 5,4 milhões de brasileiros que moram em todas as outras regiões do país receberam aquilo que deveriam ter recebido no ano passado. Agora em fevereiro, o Governo Federal está liberando o dinheiro para a primeira parcela oficialmente deste ano de 2022, segundo o Ministério da Cidadania.
Ao todo, o Governo deve efetuar seis pagamentos do vale-gás nacional nos próximos 12 meses. Sendo que o primeiro deles, aliás, já está acontecendo agora em fevereiro. Os seguintes acontecerão em abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Essa é uma informação importante para as pessoas que querem se programar.
Ainda não recebi
Para os usuários que ainda não receberam nenhuma parcela do vale-gás, no entanto, há a possibilidade de entrar no projeto pelos próximos meses. O próprio Ministério da Cidadania, aliás, disse isso por meio de uma nota técnica nesta semana.
A ideia é que o Governo insira mais gente ao programa de forma gradativa no decorrer do ano. Eles, no entanto, não deram números. Não se sabe, portanto, quantos irão entrar e muito menos quem seriam esses brasileiros.
De toda forma, já é possível adiantar que não vai mais existir nenhum tipo de retroativo. Isso quer dizer que as pessoas que entrarem depois do benefício não irão receber pagamento complementar. É o que se sabe.
Vale-gás
O vale-gás nacional do Governo Federal na verdade é um projeto de autoria do Congresso Nacional. A ideia central é ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade na compra do botijão de gás de 13kg. O produto está subindo de preço de forma linear.
De acordo com as regras gerais, os repasses do programa acontecem de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses. Como eles estão realizando um pagamento agora, o próximo só deve acontecer mesmo em abril.
Os valores variam de acordo com o preço médio do botijão de 13kg, que é definido todos os meses pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). A ideia é que o Governo pague pelo menos a metade desse patamar. Agora em fevereiro, eles estão pagando R$ 50 para cada cidadão.