O negócio do modelo dark kitchen está em alta no mercado para pessoas que desejam investir no ramo de alimentação. Por isso que hoje, nós vamos indicar se vale a pena investir em um negócio dark kitchen.
Este modelo de negócio também possui outros nomes como virtual kitchen (cozinha virtual) e ghost kitchen (cozinha fantasma). Seja qual o nome que você preferir, é um novo conceito de cozinha, que produz as refeições e lanches e realiza as entregas de maneira delivery.
Assim, o negócio funciona com a cozinha fechada para clientes, onde mantém o foco na preparação e entrega utilizando delivery. A economia é bastante: não precisa locar um espaço, investir em infraestrutura, contratação de garçons, entre outros custos não envolvidos.
Veja: nas dark kitchen não existe fachada, nem retirada no local. Assim, quem passa pela frente, nem sabe que ali funciona uma empresa de gastronomia, só ocorre um fluxo de entregadores.
Como o funcionamento das dark kitchen envolve a preparação e entrega dos produtos, os aplicativos de entrega tem grande influência no funcionamento deste modelo de negócio.
Assim, muitas dark kitchen, fazem investimentos em espaços para receber os entregadores de maneira a deixá-los confortáveis como: banheiro, wi-fi, espaço para descanso, entre outras comodidades. Afinal, ter o entregador na empresa facilita o processo de entrega rápida dos produtos comercializados.
Além disso, é possível estabelecer parcerias com diversos aplicativos de entrega e assim, aumentar a sua lucratividade.
Mas não esqueça: sua cozinha deverá ter CNPJ e alvará sanitário para funcionamento.
Se você quer empreender no ramo de alimentação, este é o modelo de negócio mais barato de se investir. Saiba que até empreendedores que possuem restaurantes estabelecidos, já investem como sendo uma segunda opção em dark kitchen para aumentar o faturamento.
Assim, é preciso que você tenha uma MEI e tenha orientações sobre como montar a cozinha que atenda às exigências da Vigilância Sanitária.
Entre as principais razões de se investir em uma dark kitchen tem-se:
Acredita-se ser a principal vantagem, a redução de custos de investimento inicial, principalmente se for comparado a um restaurante tradicional. Em muitos casos, não há necessidade de locação de espaço físico, nem ter gastos com infraestrutura, e contratação de vários colaboradores.
Os custos operacionais são aqueles utilizados para realizar as atividades que geram lucro nas empresas. Assim, neste formato de negócio, só existem gastos com 1 colaborador, energia elétrica, água, internet, locação (se for o caso).
Como o negócio é simples e não exige um gerenciamento mais complexo, ele se torna mais lucrativo. O gerenciamento envolve: ter produtos de qualidade à disposição para preparar os pedidos, receber os pedidos, produzir e entregar. Até os pagamentos são realizados pelos aplicativos de entrega.
Você pode ter um negócio controlado em todos os processos, sem necessidade de contratar mais pessoas para auxiliar. A sua única preocupação será receber os pedidos e ajudar na preparação deles, além de organizar a entrega.
Entre os negócios similares que podem ser implantados com funcionamento conjunto tem-se:
Estas parcerias são extremamente importantes, pois evitam a contratação de um motoboy específico, ou criar um serviço de entrega.
Somente é preciso realizar o cadastro nos aplicativos de delivery, esperar pela aprovação, montar seu próprio cardápio, com descrição, fotos, e preços praticados, e começar a vender.
Para os aplicativos de delivery, quanto mais você vender, maior será a comissão que eles recebem.
Percebeu como é fácil abrir este tipo de negócio?
Por fim, a lucratividade esperada vale a pena o investimento. Assim, comece devagar, estabeleça boas parcerias, construa o nome da marca no mercado pela qualidade dos produtos vendidos, e se estabeleça no mercado como forte concorrente.
Esperamos que com o post de hoje suas dúvidas tenham sido sanadas e que, assim, você possa começar no ramo de dark kitchen com sabedoria e também muita confiança!