Direitos do Trabalhador

Vai pedir APOSENTADORIA? Saiba os ERROS que você precisa evitar

Após anos de trabalho duro, chegou o seu grande momento: solicitar a aposentadoria! No entanto, é importante estar atento para não perder direitos!

Isso porque a depender de vários fatores, a sua aposentadoria pode ficar prejudicada, o que poderia ser evitado apenas fazendo boas escolhas e agindo na hora certa.

Mas, afinal, quais são os erros que precisam ser evitados no momento de pedir a aposentadoria? Veja logo a seguir!

Aposentadoria: erros a serem evitados no pedido

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como realizar o pedido de aposentadoria, qual é o melhor momento e quais regras se adéquam melhor ao seu caso. Por isso, selecionamos os principais erros que você precisa evitar para não se prejudicar ao dar entrada no pedido. Confira!

1 – Planejamento previdenciário

Se você deseja se aposentar é fundamental ter um planejamento previdenciário. Isso porque ele irá te ajudar a garantir o maior valor de aposentadoria possível. Para isso, leva em consideração diversos fatores, como idade, tempo de contribuição, perfil do trabalhador e os seus objetivos.

2 – Desconhecer as regras

Um dos erros mais comuns no momento de se aposentar é não conhecer as regras de aposentadoria. Várias delas mudaram após a Reforma da Previdência, em 2019.

Mesmo cumprindo as regras mínimas para se aposentar, como idade e tempo de contribuição, ainda é possível que a sua aposentadoria seja reduzida, pelo desconhecimento de outras regras. Neste caso, o ideal é procurar pela consultoria de um advogado especialista em previdência social.

3 – Solicitar o benefício antes do tempo

É necessário se atentar para o tempo exato de pedido da aposentadoria. Por exemplo: após a Reforma da Previdência, implantada em 2019, as mulheres passaram a ter o direito de se aposentar com apenas 62 anos de idade. E muitas pessoas podem fazer a solicitação antes desse tempo, acreditando já possuir direito apenas pelo tempo de contribuição.

Além disso, contribuir apenas com alguns meses a mais pode ser determinante para aumentar o valor do seu benefício mensal. Por este motivo, o planejamento previdenciário unido à consultoria de um especialista é tão importante.

4 – Escolha errada da modalidade de aposentadoria

Atualmente, existem três modalidades diferentes de aposentadoria. São elas: por idade, por tempo de contribuição e a aposentadoria especial.

Em primeiro lugar, é importante conhecer sobre cada uma delas para entender se você se enquadra em uma ou mais categorias. Depois, deve-se realizar uma análise para entender qual é a mais vantajosa para o seu caso.

O desconhecimento dessas informações pode fazer com que você escolha a opção menos vantajosa e tenha prejuízos no momento de se aposentar.

5 – Documentação incompleta

Ao solicitar a sua aposentadoria, você deve apresentar uma série de documentos. Confira os documentos que jamais podem ser esquecidos durante a solicitação:

  • Carteira de trabalho;
  • Holerites;
  • Extrato do FGTS;
  • Comprovante de conta salário;
  • Rescisões;
  • Recibo de pagamentos.

Além disso, estima-se um prazo para a entrega da documentação. Caso você esqueça alguma delas, o processo poderá ficar ainda mais longo, uma vez que um novo prazo será estabelecido.

6 – Erro na Guia GPS

As pessoas que são contribuintes individuais ou facultativos realizam a contribuição com a previdência social por meio da guia GPS. Por isso, é importante que todas as informações da guia estejam corretas. Isso porque um erro como o código errado de recolhimento pode impedir a aprovação do benefício.

7 – Não incluir atividade especial

Se você optou pela modalidade de aposentadoria especial, deverá incluir os documentos que comprovem o tempo de trabalho e exposição ao ambiente com insalubridade ou periculosidade. A falta desses documentos pode impedir a aprovação do seu pedido.

8 – Dados desatualizados

É muito importante que, antes da solicitação, você faça um check-up em seus documentos, a fim de conferir se todos estão atualizados. Além disso, também é importante conferir as informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Assim, você evitará intercorrências durante a sua solicitação.