O Pix é um sistema de transferências bancárias instantâneas, que permite enviar dinheiro de uma conta para outra imediatamente de maneira gratuita. Essa ferramenta se tornou muito popular no Brasil nos últimos anos, e já conta com diversas outras variações, como a função parcelada, que já existe em diversas instituições financeiras e foi anunciada por mais uma empresa no país.
Sendo assim, a Ame Digital anunciou que o Pix parcelado agora está disponível para as compras feitas nas Americanas, tanto para a loja física, site ou aplicativo da rede. O lançamento chega com a proposta de impulsionar as vendas da rede varejista.
De acordo com a Ame Digital, o Pix parcelado pode ser realizado em até duas vezes sem juros, com um limite máximo de 12 parcelas (neste caso, com a cobrança de uma taxa de juros). Já a parcela mínima da operação é de R$ 5, independente do número de vezes em que a compra foi dividida.
Nas compras parceladas pelo Pix entre 3 e 12 parcelas, a taxa de juros cobrada é de 3,67%. Dessa forma, a novidade da Ame Digital pode ser muito vantajosa na divisão em até duas vezes, porém acima disso é importante que o cliente compare com outras formas de pagamento e tome cuidado com os juros.
Para realizar compras com esta nova função, os usuários da Ame Digital podem procurar os produtos que desejam normalmente, sendo que basta selecionar o Pix como forma de pagamento.
Em seguida, deve-se abrir o aplicativo da Ame Digital e clicar na opção “Pagar”, para ler o Qr Code. Por fim, basta escolher o número de parcelas e que o Pix será dividido e finalizar a compra.
Como dito, diversas instituições financeiras já oferecem esta modalidade de pagamento para seus usuários no Brasil. Sendo assim, a Ame Digital chega com esta novidade para se manter competitiva no mercado, oferecendo maior flexibilidade de pagamento para os clientes que compram nas lojas Americanas.
O Pix Parcelado garante que o dinheiro seja transferido instantaneamente na hora do pagamento, porém, o cliente consegue realizar o pagamento em diversas parcelas, podendo haver ou não a cobrança de juros. Na prática, o banco empresta o dinheiro para fazer a transferência e depois recebe do usuário.
Esse serviço do Pix traz uma grande vantagem para os clientes e para os comerciantes, pois ao contrário do cartão de crédito, em que o dinheiro é recebido apenas no próximo mês, o dinheiro é transferido no momento da compra.
Além disso, bancos e carteiras digitais como o Nubank e PicPay permitem que o Pix Parcelado seja feito através do cartão de crédito, utilizando de seu próprio limite. Essas instituições financeiras cobram juros dessa operação, porém, existe a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.
Por outro lado, empresas como a Pagaleve e Drip oferecem a possibilidade de Pix Parcelado sem utilização do cartão de crédito e sem juros, mas com menos parcelas e funcionamento apenas em lojas parceiras. O banco Dígio e o Mercado Pago (banco digital do Mercado Livre) também oferecem esta forma de pagamento, ambos com a utilização do cartão de crédito.