O Brasil tem três universidades entre as 10 melhores em ranking de instituições da América Latina. O “Ranking Mundial QS de Universidades 2021: América Latina”, feito pelo grupo QS Quacquarelli Symonds e divulgado nesta quarta-feira (11), analisou 410 universidades.
Dentre as 419, ao todo, 94 instituições brasileiras se destacaram. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão entre as dez melhores da lista, sendo que a USP ficou em segundo lugar. De acordo com os organizadores da avaliação, a USP alcançou a “pontuação perfeita” e alcançou a métrica “reputação acadêmica”.
No ranking de 2018, a Unicamp ficou em primeiro lugar, já neste ano ficou em quinto lugar, enquanto a UFRJ ficou em nono lugar na lista. A líder do ranking de 2020 é a Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Chile.
Assim, o Brasil foi o país com o maior número de universidades do ranking (94), seguido do México, com 66 instituições, Colômbia (60), Argentina (42), Chile (40), e Peru (20).
De acordo com a QS Quacquarelli Symonds, a análise das universidades para a composição do ranking considerou diversos medidores. Então, foram analisadas a reputação acadêmica, a reputação do empregador, a proporção de professores para alunos, equipe com PhD, rede internacional de pesquisa, citações por artigo, artigos por professor e impacto na web.
Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!