Educação

USP integra lista das dez universidades mais sustentáveis do mundo

A Universidade de São Paulo (USP) é considerada atualmente uma das dez universidades mais sustentáveis de todo o mundo. A instituição passou a integrar o grupo neste ano, de acordo com o UI GreenMetric World University Ranking 2021.

A USP é a única universidade da América Latina a ocupar um dos dez lugares entre as universidades com melhores práticas de sustentabilidade. Conforme classificação do ranking da GreenMetric, a USP ficou em 10ª posição. 

O superintendente de Gestão Ambiental, Tércio Ambrizzi, comemorou a colocação da universidade:

“Estar entre as 10 universidades mais sustentáveis do planeta é fruto de muito trabalho de toda a nossa comunidade, ao longo dos últimos anos, e uma clara demonstração da nossa maturidade em termos de consciência ambiental. Sem dúvida, este prêmio nos motiva a continuar nessa trajetória, contribuindo para que a sociedade também busque ações mais sustentáveis em suas atividades”.

As três primeiras colocadas entre as universidades mais sustentáveis do mundo em 2021 foram a Universidade de Wageningen (Holanda), a Universidade de Nottingham (Reino Unido) e a Universidade de Groningen (Holanda). 

O GreenMetric promove a discussão sobre projetos cujo tema e objetivo é a sustentabilidade ambiental. Desse modo, o ranking, cuja elaboração é anual, classifica as instituições que desenvolvem as melhores práticas e programas em seus campi. Para a classificação, o ranking considera seis indicadores: áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, tratamento de água, mobilidade e educação ambiental. 

De acordo com o Jornal da USP,  na edição de 2021, o GreenMetric avaliou 956 instituições, das quais 40 são universidades brasileiras.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também O Inep aplicou as provas da 2ª etapa do Revalida 2021 nos dias 18 e 19 de dezembro.