O uso das preposições é um tema extremamente importante dentro das provas de português, principalmente quando pensamos no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e também nos diferentes vestibulares.
Dessa maneira, os estudantes que quiserem atingir um bom desempenho nas principais provas do país devem saber como usar as preposições da forma correta.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre as preposições. Confira!
O termo “preposições” é usado para definir um grupo de palavras palavras que possui a função de unir dois termos diferentes, estabelecendo uma relação de subordinação entre os mesmos. Dessa forma, podemos dizer que as preposições são as responsáveis por garantir a coesão de um determinado texto (ainda que elas não possuam valor ou função sintática).
Devemos mencionar também que as preposições compõem um grupo de palavras invariáveis que, ao serem tiradas da frase da qual fazem parte, provocam a pera de sentido na mesma.
As preposições podem ser classificadas em dois grupos: preposições essenciais e preposições acidentais.
As preposições essenciais são aqueles que funcionam unicamente como preposições, ou seja, que não podem ser utilizadas com outro objetivo.
Exemplos: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
As preposições acidentais, por sua vez, podem ser usadas como outras classes gramaticais além da classe das preposições.
São exemplos de preposições acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, entre outras.
Não podemos deixar de mencionar também as locuções prepositivas, que ocorrem a partir da união de dois ou mais termos em que pelo menos um deles possui valor de preposição.
Exemplo: O meu amigo ainda precisa aprender a ser educado para com os seus professores.