Muitas pessoas estão sem saber se serão beneficiadas no próximo mês. Por isso, separamos dicas para que você use seu CPF. Desse modo, saiba agora se vai receber o Vale Gás em setembro.
Com alguns passos simples é possível ficar por dentro de todas as informações, para saber se você foi incluído no calendário de pagamentos do próximo mês.
Então, para saber mais, não deixe de ler até o final. Além disso, saiba como será o pagamento, e se seu nome consta na lista de beneficiários do Vale Gás desse mês.
O que é o Vale Gás
Criado juntamente com um pacote de benefícios graças a uma Proposta de Emenda à Constituição chamada de PEC das Bondades, o Vale Gás é um subsídio do Governo Federal. Aliás, tem como maior intuito que auxilia a população de baixa renda do Brasil na compra do gás de cozinha.
O plano inicial era de que o Governo subsidiasse 50% de um botijão GLP de 13 kg.
No entanto, assim como ocorreu com o Auxílio Brasil, outro programa do pacote, o valor aumentou. Isso ocorreu com o intuito de conter os avanços da atual crise econômica que teve como grande causa a situação de calamidade pública que se instalou no país no início de 2020.
Dessa forma, o Governo burlou a lei eleitoral que veta qualquer aumento de benefício social em ano de eleição. Sendo assim, subiu o valor não só do Auxilio Brasil, mas também do Vale Gás.
Agora o benefício paga cerca de 110 reais, valor esse que consta como média nacional de um botijão GLP de 13 kg, segundo relatório semestral da ANP.
Esse valor deve ser pago até dezembro deste ano. Desse modo, voltando aos patamares iniciais a partir de janeiro do próximo ano.
Quem pode receber o Vale Gás?
Assim como ocorre no programa Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania é o órgão responsável pela seleção das famílias beneficiadas. Assim como, pela disponibilização dos pagamentos. Para isso, utiliza o CadÚnico para programas sociais do Governo Federal como base de dados, para designar quem receberá o Vale Gás.
Dessa forma, para ter direito ao benefício, a família precisa ter o cadastro no órgão para ter acesso ao programa. Além disso, é necessário que todos os dados cadastrais dos integrantes do grupo familiar estejam atualizados, há pelo menos 2 anos.
Como funciona o pagamento?
Segundo o Ministério da Cidadania, os pagamentos serão feitos de forma bimestral. Ou seja, a cada dois meses, os beneficiários receberão os valores.
Assim como ocorre com outros programas socais, quem fará esses pagamentos será a Caixa Econômica Federal.
Para aqueles que forem aprovados no programa será aberta uma conta poupança social digital, criada automaticamente. Isto é, sem a necessidade do beneficiário tomar qualquer atitude.
Essa conta tem vínculo com o CPF do beneficiário. Aliás, o movimento pode ser feito por meio do Cartão Cidadão, Cartão Benefício, ou presencialmente, em uma agência da Caixa.
No entanto, a maneira mais prática de fazer o saque, transferência, ou pagamento do gás, é através do aplicativo Caixa Tem. Aliás, que foi criado pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal, no início de 2020.
O aplicativo é gratuito, e está disponível para Android e iOS.
Realizar a consulta do benefício pelo CPF
Para quem ainda não sabe se irá receber o Vale Gás em setembro, a consulta pode ser feita de forma simples, utilizando o número do CPF do titular. Aliás, essa consulta pode ser feita através dos aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil.
Para isso, é necessário criar um cadastro, com o número do CPF e senha. Uma vez dentro do app, você já poderá visualizar todas as informações sobre seus benefícios, além de consultar o calendário de pagamentos do Vale Gás de setembro.
Também é possível realizar essa consulta através do telefone 111 da Caixa. Então, quando a ligação completar, digite os números de seu CPF e, por fim, escolha a opção “Vale Gás” e saiba se você possui o benefício ou não.
De telefones fixos, a ligação é gratuita. Para aparelhos móveis, o custo é de uma ligação local. O atendimento está disponível de segunda a domingo, das 7h da manhã às 22h da noite.
Agora que você já sabe mais sobre o Vale Gás, use seu CPF e saiba agora se vai receber o benefício em setembro.