Saber usar o celular de forma saudável é muito importante para impedir que o equipamento se torne um problema em nossas vidas. Afinal de contas, é muito simples passarmos muito tempo no celular sem se dar conta disso, não é mesmo?
Por conta desses fatores, desenvolvemos este conteúdo com uma série de considerações que podem ajudá-lo a criar uma rotina mais interessante. Lembrando, ainda, que em caso de “vício” no celular, é importante buscar ajuda especializada, ok?
Vamos ao conteúdo!
Não existe método infalível de como usar o celular de forma saudável. É preciso testar rotinas e verificar de que forma o aparelho pode estar impactando a sua vida. Será que você tem passado muito tempo conectado? Tem deixado de lado as atividades da vida real por conta disso? Pense um pouco sobre o assunto.
Dessa maneira, será mais fácil encontrar os pontos de melhoria que precisam de atenção.
Veja, portanto, alguns fatores que podem ajudá-lo a usar o celular de forma saudável:
Limitar o tempo de uso é muito importante para evitar que excessos comecem a fazer parte da rotina. Se você percebe que tem dedicado muito do seu tempo em atividades que são feitas no celular, certifique-se de projetar um horário limite para isso.
Dessa maneira, você pode começar a se policiar quanto ao tempo dedicado aos aplicativos e atividades on-line.
Inclusive, muitos aparelhos vêm com a função de monitoramento de tempo de uso. Verifique se o seu possui essa função.
Tenha um momento reservado para “brincar” no celular. Isto é, se você gosta de jogar ou de apenas usar o celular como um lazer, separe um momento do dia para isso, considerando também o tempo limite de consumo. Assim, será mais fácil usar o celular de forma saudável, pois você poderá se divertir com ele em momentos reservados para essa atividade – sem “engolir” outras demandas.
Evite usar o seu celular à noite, especialmente pouco antes de dormir. O uso neste horário pode atrapalhar o seu sono, além de ser um gatilho para pensamentos ansiosos e estressantes, caso você leia ou veja algo que o desagrade, por exemplo.
Deixe o celular longe da sua cama. Assim você evita de usá-lo logo ao acordar, e começa o seu dia com mais tranquilidade e sem uma “enxurrada” de estímulos e conteúdos que possam sobrecarregar a sua mente nos primeiros minutos do dia.
Procure ter outras alternativas de distração e diversão no seu dia a dia. Se você só tem o celular como fonte de diversão, será que não está mais do que na hora de refletir sobre o que vem acontecendo?
Encontrar outros hobbies e atividades é um caminho bem positivo nesse sentido. Assim, será mais fácil usar o celular de forma saudável, afinal, ele não será a única fonte de lazer.
Pense nisso!