O Twitter, sob a liderança de Elon Musk, emitiu uma ameaça de processo contra a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, após o lançamento do Threads. Essa é uma nova plataforma de mídia social baseada em texto, vinculada ao Facebook e Instagram, segundo um documento obtido pelo site Semafor.
Um email do advogado do Twitter, Alex Spiro, enviado a Zuckerberg, expressa uma “preocupação séria”. Isso porque a Meta pode estar deliberada e ilegalmente se apropriando dos segredos comerciais e outras propriedades intelectuais da empresa.
A Meta supostamente contratou vários ex-funcionários do Twitter ao longo do último ano, após a aquisição da rede social por Elon Musk. Tal ação resultou na demissão de mais de 6 mil funcionários.
O Twitter acusa a Meta de utilizar esses funcionários para criar uma cópia da plataforma. O Twitter afirmou que se reserva no direito de tomar medidas legais e judiciais para evitar qualquer divulgação, retenção ou uso da propriedade intelectual pela Meta.
O Threads foi lançado na noite do último dia 05 e, de acordo com a Meta, conquistou mais de 10 milhões de usuários em menos de oito horas.
Threads é a nova rede social da Meta, com vinculação ao Instagram, lançada neste mês de julho. A rede social é uma tentativa do Instagram de competir diretamente com o Twitter. Na Threads, cada postagem é chamada de thread e os usuários podem publicar textos com limite de até 500 caracteres, fotos ou vídeos.
O aplicativo propõe que os usuários tenham conversas públicas, de poucos caracteres. Como citamos, em poucas horas após o lançamento, a rede social atraiu 10 milhões de usuários, e em menos de um dia, já somava 30 milhões de usuários.
As principais funcionalidades do Threads incluem:
O app foi criado para se integrar de forma única ao Instagram, sendo:
A integração entre o Threads e o Instagram oferece aos usuários uma experiência de compartilhamento perfeita. Embora a nova rede social tenha uma integração forte com o Instagram, ele funciona de maneira independente.
Manter conversas públicas na nova rede social pode trazer algumas vantagens, tais como:
Assim como as outras redes sociais, essa nova plataforma certamente enfrentará os problemas de:
Embora o Threads seja uma nova rede social, é provável que precise lidar com esses desafios à medida que cresce em popularidade. A Meta, dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, tem enfrentado críticas em relação à eficácia e transparência na moderação de conteúdo.
Claro que o app recém lançado pela Meta receberia algumas críticas por parte de quem favorita o Twitter. Assim, foram relatadas as seguintes diferenças:
No entanto, outros especialistas afirmam que o Threads é uma rede social inovadora.