O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá passar por mudanças em seu cronograma neste ano de 2024. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista na tarde desta segunda-feira (20). O Enem é o maior vestibular do Brasil atualmente.
As mudanças no cronograma, no entanto, não devem atingir todos os candidatos, mas apenas aqueles que estão no Rio Grande do Sul. O estado passa agora pela maior tragédia ambiental de toda a sua história. Milhares de gaúchos seguem desabrigados ou desalojados mesmo três semanas após o início das chuvas.
De acordo com o ministro Santana, o governo federal deverá aprovar em breve uma mudança no período de inscrição do Enem para as pessoas que estão no estado do Rio Grande do Sul. Alterações nos demais prazos também não estão descartadas até aqui.
“Hoje discutimos pela manhã a situação do Enem. Com certeza nós vamos apresentar um calendário diferenciado. As inscrições do Enem já foram anunciadas, e devem começar no próximo dia 27 de maio. Mas para o Rio Grande do Sul nós vamos apresentar – possivelmente ainda nesta semana – um novo calendário que vai possibilitar que todos os estudantes do Rio Grande do Sul possam ter datas diferenciadas no processo de inscrição do Enem”, disse o ministro.
Camilo Santana também revelou que o governo pode anunciar já nos próximos dias mudanças no sistema de pagamentos do Pé-de-Meia, e também no processo de taxa de inscrição do Enem. Ele evitou, no entanto, entrar no mérito do que vai mudar nestes projetos.
O edital completo do Enem também já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) há exatamente uma semana. Neste documento, o candidato poderá ter uma noção mais clara sobre o cronograma de realização da prova. As inscrições, por exemplo, poderão ser realizadas entre 27 de maio e 7 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O cronograma completo do Enem para este ano de 2024 é este:
“O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni)“, diz o Ministério da Educação.
Abaixo, você pode ver uma lista com as informações mais importantes presentes no edital do Exame Nacional do Ensino Médio.
No site oficial do Inep. Basta clicar sobre este link.
Segundo o Ministério da Educação, a taxa de inscrição no Enem deverá ser de R$ 85, e precisará ser quitada entre os dias 27 de maio e 12 de junho. A inscrição só será efetivada depois do pagamento.
O candidato pode pagar a sua taxa de inscrição por boleto, pix ou mesmo cartão de crédito.
Sim. Mesmo as pessoas que fazem parte do grupo de brasileiros que estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, precisam se inscrever no Enem. Caso contrário, não poderão realizar a prova. Esta é uma informação muito importante, já que existem casos de cidadãos que esquecem de realizar esta inscrição.