A maioria dos cidadãos brasileiros que possuem algum saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) não precisam solicitar a liberação do saque extraordinário. Mas, maioria não significa todo mundo. Segundo o Governo Federal, há alguns casos em que é necessário realizar a solicitação do saldo do benefício.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a ordem dentro do banco é repassar o dinheiro para os trabalhadores de forma automática. Entretanto, caso o saldo não caia na conta do indivíduo no dia programado para o depósito, então o cidadão precisa abrir o app do próprio FGTS, atualizar o cadastro e realizar a solicitação.
“O pagamento será feito automaticamente na poupança social digital do trabalhador. Porém, caso ele não ocorra na data prevista conforme calendário, basta que o trabalhador acesse o aplicativo FGTS, atualize seu cadastro e solicite o saque de forma simples e 100% digital”, informa o banco por meio de uma nota divulgada esta semana.
A Caixa informa que as pessoas que podem receber o dinheiro automaticamente, saberão disso no momento em que elas fizerem a consulta ao saldo. Isso porque o próprio sistema apresentará a data para a liberação do crédito. O site também exibe uma mensagem informando que o cidadão pode optar por cancelar o recebimento.
Pelas regras gerais, ninguém é obrigado a receber o saldo do FGTS neste momento. Caso não queira o dinheiro, o cidadão pode simplesmente cancelar o recebimento. Outra opção é apenas não mexer no saldo. Dessa forma, a quantia voltará para os cofres públicos depois de meses sem movimentação do valor.
Segundo informações do Governo Federal, o saldo extraordinário do FGTS é destinado para trabalhadores que tenham conta aberta no Fundo de Garantia. É preciso ter algum saldo e ele não pode estar em situação de bloqueio.
Para saber se existe algum saldo, o cidadão precisa consultar as informações dentro do próprio site do FGTS. Por lá, será possível verificar a situação de todas as contas. Cada usuário pode pegar ate R$ 1 mil.
O Governo Federal explica que a ideia é liberar primeiro os valores das contas antigas do FGTS. Somente depois, eles começarão a inserir na mesma conta os saldos do emprego atual. A opção, no entanto, vale apenas para aqueles que estão empregados neste momento.
Segundo informações oficiais, os pagamentos do FGTS acontecerão através de uma conta social digital que está disponível no Caixa Tem. Quem ainda não tem o dispositivo, já pode realizar o download nas lojas de aplicativos do celular.
A Caixa informa ainda que as pessoas que não possuem uma conta social no Caixa Tem, ganharão uma automaticamente sem qualquer tipo de custo adicional. Por lá, será possível pagar boletos e até mesmo realizar algumas compras.
Nesta quarta-feira (20), o Governo Federal começará o processo de liberação dos saldos do FGTS. Amanhã é a vez das pessoas que nasceram no mês de janeiro. Segundo o banco, o dinheiro estará na conta dos indivíduos desde as primeiras horas da manhã.
Conforme informado, o saque de até R$ 1 mil do FGTS estará liberado a partir do dia 20 de abril (para nascidos em janeiro). Segundo o calendário, os saques continuarão sendo liberados até 15 de junho (para nascidos em dezembro). Todos os grupos poderão sacar até dezembro, de acordo com informações do Governo Federal.
Veja o cronograma: