A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) divulgou o termo de adesão ao primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023. O termo indica que a oferta total da universidade será de 1.370 vagas para ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo de 2023.
Conforme o termo, as oportunidades são para 40 cursos de graduação de diversas áreas ministrados nos seguintes campi da Unifesspa: Campus Marabá, Campus Rondon do Pará, São Félix do Xingú, Santana do Araguaia e Xinguara.
Do total das vagas, 686 estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Desse modo, são vagas exclusivas para estudantes oriundos de escolas da rede pública, com recorte de renda e percentual para pretos, pardos e indígenas.
Há também a reserva de 80 vagas para o cumprimento das ações afirmativas da Unifesspa. Outras 604 vagas serão ofertadas em ampla concorrência, ou seja, para o público geral.
A seleção do SiSU é feita a partir do desempenho dos candidatos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, só poderão participar do SiSU 2023/1 os estudantes que fizerem as provas do Enem 2022. Segundo as regras do SiSU, os estudantes que fizerem o exame na condição de “treineiros” não podem se inscrever no programa.
A aplicação do Enem 2022 teve início no último domingo (13). No próximo domingo, dia 20 de novembro, o Inep realizará o segundo dia de provas. A data de divulgação do resultado do Enem 2022 ainda não foi informada.
O MEC vai divulgar o edital do SiSU 2023/1 após a divulgação do resultado do Enem 2022. De acordo com a pasta, as inscrições para essa edição do SiSU serão recebidas em fevereiro de 2023.
Veja mais detalhes no site da Unifesspa.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Fuvest divulga locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2023; saiba mais.