A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu entre os dias 2 de agosto e 14 de setembro as inscrições para o Vestibular 2022. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), ao todo, 63.297 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
Em relação ao vestibular do ano anterior, o número de inscritos apresenta uma queda de 18,48%. Conforme os dados da Unicamp, o Vestibular 2021 registrou 77.653 candidatos.
Além disso, segundo a Comvest, essa foi a edição com o menor número de estudantes de escolas públicas inscritos desde 2017. Apenas 30,5% dos inscritos no Vestibular 2022 são oriundos de redes de ensino públicas.
“Apesar da queda no número de candidatos, a Comvest manteve o índice de cerca de um terço de estudantes oriundos de escolas públicas, e o percentual de estudantes autodeclarados pretos e pardos próximo dos 20%”, afirmou a comissão.
A universidade disponibilizou a concorrência completa no site da Comvest. De acordo com a comissão, os três cursos mais concorridos neste processo seletivo serão Medicina, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação:
Conforme o cronograma da Unicamp, a aplicação de provas da 1ª fase será feita no dia 7 de novembro. Já a 2ª fase está prevista para os dias 9 e 10 de janeiro de 2022. A prova da 1ª fase será composta por 72 questões de múltipla escolha e terá duração de até 4 horas, enquanto a 2ª fase, feita em dois dias, contará com uma prova de redação e terá provas com questões discursivas de diversos assuntos.
Ainda de acordo com o edital, a Unicamp está ofertando para o Vestibular 2022 2.540 vagas em diversos cursos de graduação. A seleção será feita de acordo com a Lei de Cotas, de modo que haverá reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos e pardos.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também MEC não vai ofertar as vagas remanescentes do ProUni e do Fies do 2º semestre de 2021.