Enem e Vestibular

Unicamp prorroga prazo para pedidos de isenção do Vestibular 2024

A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, é uma instituição de ensino superior pública que possui a sua sede principal na cidade de Campinas, estado de São Paulo.

Se você vai participar do processo seletivo da Unicamp, é importante que você tenha em mente todas as informações fundamentais sobre o Vestibular 2024.

Nesta segunda-feira, dia 05 de junho, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição para participar do Vestibular 2024 da Unicamp foi prorrogado.

Assim, para que você ainda consiga solicitar o benefício, separamos um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o processo de solicitação da isenção da taxa do Vestibular 2024 da Unicamp. Confira!

Vestibular Unicamp 2024: prazo para pedido de isenção foi prorrogado

Os candidatos irão participar da edição 2024 do Vestibular da Unicamp deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 192,00. Porém, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), organização responsável pela realização do vestibular, oferece também a possibilidade de solicitação de isenção da taxa para os candidatos participantes.

Os estudantes deveriam solicitar a isenção da taxa de inscrição exclusivamente de forma online até esta segunda-feira, dia 5 de junho. Porém, a Comvest prorrogou o prazo e, a partir de agora, os candidatos poderão enviar os pedidos até o dia 19 de junho de 2023.

Todas as solicitações da isenção deverão ser realizados exclusivamente de forma online por meio do preenchimento do formulário disponível no site do Vestibular Unicamp 2024.

Além disso, é válido destacar que os candidatos interessados em participar do  processo seletivo ENEM-Unicamp 2024 também deverão solicitar a isenção até esta segunda.

A lista com os nomes dos candidatos contemplados com a isenção será divulgada pela Comvest no dia 28 de julho de 2023

A isenção oferecida pela Comvest acontece em quatro modalidades diferentes, contemplando grupos diferentes de estudantes. São elas:

  • Modalidade 1: para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas;
  • Modalidade 2: funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • Modalidade 3: para estudantes que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental);
  • Modalidade 4: para candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas privadas/particulares.

Na edição 2024 do vestibular, serão oferecidas 6.680 isenções para modalidade 1, um número ilimitado de isenções para as modalidades 2 e 3, e 150 isenções para a modalidade 4.

No edital da isenção do Vestibular 2024 da Unicamp está a lista de documentos necessários para cada modalidade. A documentação será exigida durante a solicitação dos pedidos de isenção.

Ainda, a Comvest destaca também que existe um pré-requisito para receber a isenção válido para todas as modalidades: já ter concluído ou concluir em 2023 o ensino médio. Dessa forma, o pedido de isenção não pode ser solicitado pelos candidatos treineiros.

Vestibular Unicamp 2024: inscrições começam em breve

As inscrições para a próxima edição do vestibular da Unicamp ainda não estão abertas, mas poderão ser feitas a partir do dia 31 de julho. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 31 de agosto de 2023.

Vestibular Unicamp 2024: principais datas

Tradicionalmente, o vestibular da Unicamp é dividido em duas fases

A prova da primeira fase do vestibular 2024 da Unicamp, com um exame de questões de múltipla escolha, será aplicada no dia 29 de outubro. A segunda fase do vestibular da Unicamp será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023.

O curso de Música requer provas de habilidades específicas e essas serão marcadas para os meses de setembro e outubro. Os outros cursos que também requerem provas de habilidades específicas, como os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, terão provas aplicadas entre 7 e 9 de dezembro.