A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas é uma instituição de ensino superior pública que está localizada na cidade de Campinas. A universidade é considerada uma das melhores universidades do Brasil e também de toda a América Latina.
Além do vestibular tradicional, a instituição oferece outras formas de ingresso. Uma delas é a modalidade ENEM-Unicamp, que prevê o ingresso de candidatos com base nas pontuações obtidas na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Ficou interessado e quer saber mais? Então continue lendo o artigo de hoje para entender como o processo seletivo funciona!
As inscrições para ingresso na Unicamp via nota do ENEM estão abertas desde o dia 1º de novembro e assim permanecerão até o dia 30 do mesmo mês.
Os candidatos podem se inscrever por meio do formulário de inscrição disponível no site oficial do Vestibular Unicamp 2023.
Todos os interessados deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 30,00 até o dia 5 de dezembro de 2022. É possível também solicitar a isenção da taxa.
Todos os candidatos podem fazer até duas opções de curso no momento da inscrição.
Para a convocação, os candidatos serão convocados por ordem decrescente da Nota Final ENEM. Serão convocados em primeiro lugar os candidatos que optaram pelo curso em primeira opção.
As vagas oferecidas pela modalidade Enem-Unicamp representam 20% das vagas dos cursos de graduação da Unicamp. Elas são distribuídas da seguinte maneira: 50% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM até o ano de 2016. Os 50% restantes serão direcionados para os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Os candidatos convocados para matrícula deverão apresentar os documentos comprobatórios no momento da matrícula.