A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem um plano de retomada gradual das atividades presenciais em andamento. As aulas presenciais, que foram suspensas em 13 de março por conta da crise sanitária causada pela covid-19, voltam nesta segunda-feira (16).
De acordo com o planejamento da Unicamp, hoje devem retornar, de maneira facultativa, 25% dos alunos dos cursos de graduação, da pós e de extensão. Além disso, 60% dos servidores, como professores e funcionários técnico-administrativos, devem retomar as atividade presenciais ainda hoje.
Para a retomada, uma das medidas adotas pela Unicamp foi a aplicação de testes em toda a comunidade universitária, incluindo professores, funcionários e alunos. Desse modo, na semana passada, 1.059 estudantes passaram por teste do tipo RT-PCR para detecção do coronavírus. Assim sendo, aqueles que desejarem retornar só terão autorização mediante apresentação do resultado negativo.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Unicamp foi a primeira instituição pública de ensino a suspender as aulas presenciais para evitar a disseminação da doença. Apenas no dia 19 de outubro, a Unicamp retomou as aulas de forma remota.
Hoje, o plano de retomada entra em seu 3º período. Primeiramente, no período 1, houve a retomada de 20% dos servidores, já o período 2 contou com a volta de 40% dos servidores. Confira abaixo o calendário com as próximas fases do planejamento:
De acordo com os número apresentados pela Unicamp, para viabilizar as três primeiras etapas, mais de 4 mil testes já foram feitos.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!