A Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma instituição de nível superior pública fundada em 1976 e que possui diversas unidades em cidades do estado de São Paulo.
Todos os candidatos que participaram da edição 2024 do Vestibular da Unesp e não foram convocados nas primeiras chamadas devem ficar atentos: a Unesp acaba de publicar a quarta chamada de aprovados no processo seletivo.
Assim, para que você consiga acessar a nova chamada e entender quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, trouxemos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da Unesp. Confira!
Conforme indicado no cronograma do processo seletivo, a quarta chamada do Vestibular 2024 da Unesp foi publicada às 16h desta segunda-feira, dia 19 de fevereiro.
Os candidatos podem acessar o resultado de duas formas diferentes:
Segundo as informações divulgadas, todos os estudantes aprovados na quarta chamada deverão realizar os procedimentos de matrícula de forma virtual. A matrícula será realizada até esta terça-feira, dia 20 de fevereiro, pelo site da Vunesp ou por meio do site do Sistema de Graduação da Unesp (Sisgrad).
Além disso, a Unesp também divulgou que deverão realizar matrícula de forma virtual pelo Sisgrad e no mesmo período os candidatos aprovados em quarta chamada através do Processo Seletivo “Olimpíadas Científicas Unesp 2024”, uma vez que a nova chamada de candidatos aprovados por meio das vagas olímpicas também foi divulgada nesta segunda-feira.
Por fim, também devemos destacar que os estudantes que não foram convocados por meio da quarta chamada devem ficar atentos, uma vez que a Unesp ainda poderá divulgar outras chamadas. Veja a data das próximas chamadas:
Ainda está com alguma dúvida sobre a quarta chamada do processo seletivo? Acesse o Manual do Candidato e confira mais informações sobre o Vestibular 2024 da Unesp.
Vestibular Unesp 2024: mais de 60 mil candidatos participaram do processo seletivo
A Fundação Vunesp divulgou dados importantes sobre o processo seletivo, como a concorrência do Vestibular 2024 da Unesp Nesta edição do processo seletivo, 67.430 candidatos se inscreveram para disputar mais de 6 mil vagas para diferentes cursos de graduação ministrados em 24 cidades do estado de São Paulo.
Do total de vagas, 3.748 foram destinadas ao Sistema Universal (SU) e o restante (2.848 vagas) ao Sistema de Reserva de Vagas.
O curso mais concorrido desta edição do Vestibular da Unesp era Medicina, oferecido na cidade de Botucatu/SP. Para esse curso de graduação, 21.690 participantes se inscreveram para as 81 vagas disponíveis, o que representa 267,8 candidatos por vaga.
Além de Medicina, outros cursos também registraram uma relação de candidato/vaga alta. Confira quais foram os cursos mais concorridos desta edição do processo seletivo da Unesp:
Nesta edição do Vestibular da Unesp, as provadas foram divididas em duas etapas diferentes. A primeira fase foi aplicada no dia 15 de novembro e as provas foram compostas por 90 questões de múltipla escolha que irão abordar assuntos diversos estudados ao longo do ensino médio.
A segunda fase, por sua vez, foi aplicada em dois dias: 10 e 11 de dezembro. Nesta etapa, os participantes enfrentaram 36 questões discursivas: 24 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Matemática e, no segundo dia de provas, 12 questões de Linguagens e a redação.
As inscrições para o Vestibular da Unesp foram encerradas no início de outubro e os estudantes puderam se inscrever somente através do site da Fundação Vunesp.
No momento da inscrição, os candidatos deveriam uma modalidade de participação: ampla concorrência (Sistema Universal) ou Sistema de Reserva de Vagas. Para o sistema de reserva de vagas serão destinadas vagas aos estudantes que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas e que estudaram integralmente em uma escola da rede pública de ensino.