A Universidade de Brasília (UnB) realiza nesta quarta-feira (8), às 17h, um webinário sobre a retomada das atividades acadêmicas na instituição. A transmissão será pelo canal da UnBTV no YouTube e contará com a participação da reitora, Márcia Abrahão.
A iniciativa é mais uma forma de envolver a comunidade no planejamento do retorno às aulas, suspensas desde março por conta da pandemia do novo coronavírus.
Ao lado do decano de Ensino de Graduação (DEG), Sérgio de Freitas, da decana de Pós-Graduação (DPG), Adalene Moreira, e do coordenador de Ensino e Pesquisa do Diretório Central dos Estudantes (DCE), André de Sá, a reitora irá explicar quais os planos da administração superior para a retomada do calendário acadêmico, além de tirar dúvidas do público.
“O diálogo permanente é o ponto de partida e o de chegada no processo de retomada”, afirma a decana de Extensão (DEX), Olgamir Amancia. Juntamente com a diretora do Centro Acadêmico de Direito (Cadir), Luisa Valadares, ela irá mediar a interação entre os gestores e o público que se dispuser a enviar perguntas.
Para planejar a fase de recuperação da pandemia, o Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (Ccar) preparou uma proposta, apresentada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), de retorno às atividades em cinco etapas. A inicial, ou etapa zero, preconiza que as atividades acadêmicas sejam realizadas de maneira remota.
Garantir condições adequadas para que o processo ocorra de forma equânime e segura, abarcando, o máximo possível, as diferentes realidades dos membros da instituição, é prioridade neste contexto. Por isso, o Ccar também realizou, por meio do subcomitê de Pesquisa e Social, um levantamento junto a estudantes, docentes e técnicos administrativos com o intuito de identificar as necessidades e a situação socioeconômica, de saúde e de acesso a recursos tecnológicos para a realização das atividades em domicílio. Os dados coletados também têm contribuído na preparação da instituição.
A ideia do webinário é esclarecer questões da comunidade acadêmica sobre o assunto, para que ela se sinta confiante para a volta às atividades. “O momento é muito difícil e as pessoas estão muito fragilizadas”, acrescenta Olgamir. Na visão da decana, saber os passos que serão dados e em que cada medida se sustenta é fundamental para o sucesso dessas atividades, que precisam ser reconhecidas como excepcionais, mas necessárias. O DEX é o organizador do encontro virtual, que tem apoio do Cadir. *Informações da assessoria de comunicação da UnB.