Saúde e Bem Estar

Como lidar com um colaborador que rende pouco?

Aprender a lidar com um colaborador que rende pouco é um desafio e tanto. Devemos, antes de qualquer coisa, oferecer suporte e oportunidade para o crescimento da pessoa. Porém, quando nada resolve, devemos partir para outra, infelizmente.

Mas, enquanto ainda temos a oportunidade de promover um suporte a mais para a pessoa, que tal agirmos dessa maneira? A seguir, portanto, vamos lhe ar algumas dicas para esse tipo de situação.

Como lidar com um colaborador que rende pouco?

Para lidar com um colaborador que rende pouco é necessário exercitar a paciência, antes de qualquer coisa. Afinal, nada de querer uma solução milagrosa de um dia para o outro, não é mesmo? Como estamos tratando de uma pessoa, devemos ser pacientes e compreensivos.

Sendo assim, considere as dicas abaixo como ações que devem ser colocadas em prática ao longo dos dias. Vamos lá!

1- Converse, mas esteja disposto a ouvir

Antes de despejar mil críticas sobre a pessoa, considere ouvir o que ela tem a dizer. Às vezes, a baixa produtividade pode estar associada à problemas pessoais, e devemos ser compreensivos nesses casos. Mostre apoio e ouça o que o outro tem a dizer.

2- Acompanhe o processo de trabalho

Não seja aquele tipo de chefe que passa a tarefa e só espera o resultado. Mas sim, esteja a par das etapas e dos processos envolvidos com o serviço. Isso é fundamental para encontrar os possíveis gaps na atuação do colaborador e assim apontar melhores caminhos para ele.

3- Ofereça treinamentos e desenvolvimento

Se você perceber, na hora de lidar com um colaborador que rende pouco, que o funcionário, na verdade, é pouco habilidoso em algo, que tal oferecer um treinamento?

Você não precisa pagar uma outra empresa para isso… Às vezes, você mesmo ou um colaborador mais experiente poderá auxiliar o sujeito no seu processo de desenvolvimento.

4- Entenda os limites do colaborador

Não adianta querer lidar com um colaborador que rende pouco se esse “pouco rendimento” está associado aos limites pessoais do sujeito. Afinal, precisamos compreender que todo mundo tem ponto forte e fraco, antes de querer cobrar “perfeição” em tudo.

5- Valorize as pequenas vitórias do colaborador

Foque em fortalecer as vitórias do seu colaborador comemorando com ele. Isto é, não fique apenas apontando o que não está adequado e o que deve ser melhorado, mas sim, saiba reconhecer as pequenas e grandes vitórias da pessoa. Isso irá ajudá-la a se sentir mais motivada e, consequentemente, produtiva.

6- Trace metas em conjunto

Procure manter uma comunicação próxima e trace metas em conjunto. Dessa forma é possível estabelecer metas mais reais e objetivas, de acordo com o que é esperado e adequado para a realidade daquele sujeito.

7- Parta para o desligamento

Se apesar de você tentar lidar com um colaborador que rende pouco, e buscar conversar com ele, nada adiantar, talvez seja o momento de partir para o desligamento. Sabemos que essa decisão é difícil, mas ela é necessária.

Não se culpe por isso. Faz parte do mercado de trabalho. Apenas seja franco e deseje sorte e desenvolvimento para a pessoa. Além disso, seja gentil com as palavras.