A última parcela do Auxílio Brasil começa a ser paga nesta segunda-feira (12). Vale lembrar que os depósitos foram antecipados e seguem até o dia 23 deste mês, antes da véspera de Natal. O programa social substituiu o Bolsa Família em novembro do ano passado, no entanto, a previsão é que seja extinto.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende retornar com o Bolsa Família, iniciativa lançada em seu governo em 2004. Todavia, atualmente o Auxílio Brasil atende mais 21 milhões de famílias de baixa renda com um benefício mínimo de R$ 600, ampliado mediante a PEC das Bondades.
O benefício é pago de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Sendo assim, quem tem o NIS final 1 recebe nesta segunda-feira (12 de dezembro), o NIS final 2 no dia 13 de dezembro, e assim por diante, até que o calendário seja concluído com o NIS final 0, no dia 23 deste mês.
Além disso, é importante lembrar que os depósitos são feitos diretamente na conta poupança social digital, gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem. Pela plataforma, o beneficiário consegue movimentar os valores com pagamento de contas e boletos, fazer pagamentos e transferências via Pix ou QR Code, realizar compras online, entre outras possibilidades.
Podem participar do Auxílio Brasil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que correspondem aos seguintes requisitos:
A princípio, há três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:
Veja as datas de pagamento de acordo o dígito final do NIS, abaixo: