Em setembro, será feito o pagamento do último lote da Restituição do Imposto de Renda para os contribuintes que ainda não receberão o valor nos pagamentos anteriores.
Do mesmo modo, aqueles que não receberem o pagamento neste lote, não receberão mais no ano de 2023. Para entender melhor sobre o assunto, acompanhe este texto até o fim.
O pagamento do último lote da Restituição do Imposto de Renda segue o mesmo cronograma feito até aqui: sempre no último dia útil do mês. Isso significa que neste mês de setembro o pagamento será feito no dia 29.
Até lá, os contribuintes devem aguardar a transferência do valor para então poder usufruir da devolução do imposto que foi pago a mais neste ano.
Lembrando ainda, que dependendo da situação do contribuinte, o benefício poderá ser mantido retido, caso haja divergência nas informações, como por exemplo, caso o contribuinte tenha preenchido a Declaração com uma conta que não estivesse em seu nome. Isso porque o pagamento da restituição só é feita em contas do titular, não em contas de terceiros.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas se realmente irão receber algum pagamento no último lote da Restituição do Imposto de Renda. Para sanar essa questão, é possível fazer a consulta e averiguar se existe a possibilidade desse pagamento.
No entanto, o período para consulta é sempre, no máximo, 7 dias antes do pagamento do lote. No mês de setembro, portanto, a consulta poderá ser feita a partir do dia 22.
O processo para consultar é muito simples e você pode fazer isso pelo seu celular ou computador. Veja como:
Além de poder fazer a consulta dessa forma, também é possível ter acesso a mais informações sobre o último lote da Restituição do Imposto de Renda diretamente em um site específico para esse fim. Veja como fazer nesse caso:
Dessas duas maneiras é possível fazer a consulta e garantir que você já se prepare para receber a sua restituição de 2023.