Esta segunda-feira (8) é um dia muito importante para os cidadãos que desejam receber o Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5,1 mil. De acordo com as informações oficiais, um grupo específico tem até hoje para realizar a inscrição.
Segundo o governo federal, o processo de liberação do Auxílio Reconstrução obedece três etapas. São elas:
Neste artigo específico, vamos falar sobre o caso de Pelotas, uma das cidades gaúchas mais atingidas pelo desastre ambiental de maio. Por lá, ficou definido que os cidadãos interessados no auxílio reconstrução no valor de R$ 5,1 mil devem enviar os seus cadastros para a prefeitura.
Assim, estes cidadãos terão que seguir quatro passos. São eles:
Esta segunda-feira (8) é, portanto, o último dia para que os cidadãos concluam a primeira etapa, ou seja, o envio da inscrição para a prefeitura de Pelotas.
No caso específico de Pelotas, o processo de inscrição no programa pode ser feito presencialmente nos seguintes locais:
O horário de atendimento nestes locais é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com informações do governo federal, podem receber o benefício os seguintes grupos:
Para além disso, o cidadão também precisa ter endereço indicado em uma das mais de 300 cidades que estão em situação de calamidade pública ou de emergência oficialmente reconhecida pelo governo federal.
Além de residir em uma das cidades contempladas, o cidadão também tem que cumprir outras regras para o recebimento do auxílio de R$ 5,1 mil. Por isso é importante atentar para a consulta ao seu nome, que está sendo aberto neste dia 27 de maio, no site oficial do programa.
De acordo com o governo federal, qualquer pessoa que foi atingida pelas chuvas no Rio Grande do sul pode entrar no site oficial do Auxílio Reconstrução com a senha do sistema gov.br.
Através deste sistema, o cidadão vai conseguir entender se os dados da sua família foram enviados pela prefeitura, ou não. Vale lembrar que as prefeituras têm até o dia 12 de julho para realizar o envio.
“Recomendamos que acesse o sistema periodicamente. Além disso, sugerimos que baixe o aplicativo do GovBr em seu celular e o mantenha atualizado”, diz o governo federal.
Inicialmente, as prefeituras do estado do Rio Grande do Sul tinham apenas até o último dia 25 de junho para realizar o envio da documentação. Contudo, como boa parte delas não tinha conseguido enviar estas informações, o governo decidiu prorrogar o prazo de inscrição até o próximo dia 12 de julho.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do governo federal, 444 municípios gaúchos têm direito de enviar as informações para o pagamento do Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5,1 mil. Mas até agora, 166 deles não tinham enviado nenhuma informação.
“Não é razoável que famílias que já podiam ter recebido sequer tenham sido cadastradas. Vamos prorrogar em respeito às famílias e fazer um chamamento às prefeituras para que cumpram esse prazo”, disse o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (25).