Se você está interessado em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano e ainda não realizou a inscrição, é preciso se apressar. De acordo com as informações oficiais, o prazo final para a inscrição termina justamente nesta sexta-feira (16). Faltam, portanto, apenas algumas horas para que os cidadãos interessados solicitem a participação na edição deste ano.
Segundo o Ministério da Educação, os estudantes poderão realizar a inscrição até às 23h59 pela Página do Participante no site do Inep. Em 2023, as provas serão aplicadas em dois finais de semanas seguidos, nos dias 5 e 12 de novembro. Para quem não é isento de cobrança de taxa, é preciso pagar R$ 85 até o próximo dia 21 de junho. Mas a inscrição precisa ser feita até hoje.
Em 2023, os estudantes poderão ter a opção de pagar a taxa de inscrição do Enem através do sistema do Pix. Contudo, se preferir o candidato também poderá pagar o valor através de boletos bancários, ou mesmo de um cartão crédito, formas que já estavam presentes em inscrições de anos anteriores.
É importante lembrar que alguns grupos de estudantes possuem isenção no processo de inscrição, como aqueles que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio. Mas mesmo nestes casos, é necessário realizar a inscrição. O Governo Federal não seleciona estes nomes de maneira automática.
Abaixo, você pode conferir um passo a passo para se inscrever para o Enem. Note que as inscrições só são válidas se forem efetivamente realizadas através do Portal do Inep, na página do candidato.
Logo depois de todo este processo, o cidadão estará devidamente confirmado na realização do Exame. Para os que precisam pagar a taxa, é importante notar que a confirmação só vai ser feita depois do efetivo pagamento, seja no formato de Pix ou não.
Abaixo, você pode conferir o cronograma de aplicação das provas do Enem para este ano de 2023
5 de novembro:
20 de novembro
Vale lembrar que o Enem é a principal porta de entrada do estudante para o ensino superior. As notas deste exame são consideradas nos processos de seleção de várias das principais universidades do país. Além disso, o Exame Nacional do Ensino Médio também é importante para o cidadão que deseja entrar no ensino superior com a ajuda de bolsas como:
O Ministério da Educação já publicou no início deste mês o edital com as regras para o Enem deste ano. É importante que o candidato leia com atenção as normas que estão descritas, para que ele consiga se preparar melhor para a realização do exame, e evite surpresas até a realização da prova. É no edital, por exemplo, que o estudante vai saber o que não pode fazer sob o risco de ser desclassificado.