Falta muito pouco para o fim do prazo de declaração do Imposto de Renda deste ano de 2024. De acordo com informações da Receita Federal, quem ainda não enviou nada tem até 23h59 desta sexta-feira (31) para enviar a sua declaração ao Fisco.
Até as 21h da quinta-feira (30), algo em torno de 38,6 milhões de documentos foram declarados. Segundo a Recita Federal, este número representa pouco mais de 90% do total esperado de envios. O Fisco espera receber algo em torno de 43 milhões de declarações este ano.
Quem não entrega a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo exigido passa a ter que pagar uma multa de R$ 165,74. Mas há casos em que o cidadão pode ser acusado de sonegação fiscal. Esta acusação pode resultar até mesmo em prisão.
A declaração do Imposto de Renda deve ser feita de maneira online através do programa oficial da Receita Federal. Por este meio, o cidadão vai precisar da sua conta GOV.BR para entrar em seu sistema. Logo depois, basta inserir os dados solicitados.
Como estamos a poucas horas do fim do prazo para a entrega, a principal dica agora é optar pelo sistema da declaração pré-preenchida. Com este documento, o cidadão obtém um documento com quase todos os seus dados já indicados pela Receita. Basta conferir se tudo está preenchido corretamente e enviar.
“É importante ter atenção especial às vírgulas e pontos, que podem causar equívocos nos valores informados. Na hora de preencher, orientamos que o contribuinte digite com calma. Além disso, ele deve sempre fazer a conferência das informações, já que tem responsabilidade pela precisão dos dados”, destacou Adriana Alcazar, sócia da Seteco Consultoria Contábil, em entrevista ao Valor Econômico.
Abaixo, você pode conferir uma lista com os principais documentos/ informações que precisam estar na sua mão no momento da declaração do Imposto de Renda:
Para os contribuintes que residem no Rio Grande do Sul, o sistema é diferente. O estado passa neste momento pelo maior desastre ambiental de toda a sua história. Dados mais recentes da Defesa Civil indicam que quase 160 pessoas morreram e dezenas ainda estão desaparecidas em decorrência das fortes chuvas.
Milhares de gaúchos ainda estão desalojados, ou mesmo desabrigados. Diante deste cenário, a Receita Federal optou por prolongar o prazo de declaração do Imposto de Renda para este público. Os gaúchos podem enviar as suas declarações normalmente até o dia 31 de agosto.