A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou as principais datas referentes ao Vestibular Indígena 2024. O processo seletivo acontecerá em uma parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
As oportunidades ofertadas são exclusivas para candidatos indígenas que são pertencentes à comunidades indígenas brasileiras. Os aprovados ingressarão exclusivamente no primeiro semestre letivo de 2024. Confira a seguir mais detalhes sobre a seleção!
De acordo com o edital de abertura, as inscrições para o Vestibular Indígena 2024 serão recebidas entre os dias 1º e 30 de novembro de 2023.
Como acontece tradicionalmente, a Comvest receberá as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível na página do Vestibular Indígena 2024. O documento estabelece ainda que as inscrições são totalmente gratuitas.
No momento da inscrição, além de todos os dados pessoais, escolares e de contato, é possível escolher dois cursos de graduação. No entanto, é necessário que uma opção seja para a Unicamp e outra para a UFSCar. É também no ato da inscrição que os candidatos devem escolher um munício para a aplicação das provas.
Ainda conforme estabelecido em edital, poderão se inscrever os estudantes indígenas brasileiros que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.
Os candidatos ao Vestibular Indígena 2024 deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro. Portanto, será necessário apresentar a documentação especificada no Edital, que será publicado em breve na página do Vestibular.
Para fins de classificação dos candidatos inscritos no Vestibular Indígena 2024, a Comvest aplicará uma prova comum a todos os candidatos. A mesma prova vai valer para selecionar nas duas universidades.
De acordo com o cronograma, a prova do Vestibular Indígena Unificado 2024 está marcada para o dia 14 de janeiro de 2024.
Os locais de prova serão nas seguintes cidade: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). Os candidatos poderão escolher em que município desejam fazer as provas no momento da inscrição.
Ainda conforme estabelecido no edital, a avaliação será em língua portuguesa, composta de questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta de Redação em língua portuguesa.
Nesse sentido, os candidatos responderão a uma prova sobre assuntos das seguintes áreas: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões).
São oferecidas cerca de 130 vagas na Unicamp e outras 130 vagas na UFSCar. Como mencionado anteriormente, as oportunidades visam o ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo de 2024.
O Vestibular Indígena 2024 é uma iniciativa conjunta da UFSCar e da Unicamp para fomentar a inclusão no ensino superior. Ao realizar o processo seletivo em conjunto, a universidade reforça a importância da diversidade no ambiente acadêmico, proporcionando oportunidades para comunidades historicamente sub-representadas.
Com esse compromisso, ambas as instituições continuam sendo referência no apoio e na promoção da educação de qualidade a todos.
A Unicamp e a UFSCar estão entre as mais importantes instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, sendo o fomento da Unicamp estadual e o da UFSCar federal. Ambas as instituições ofertam diversos cursos de graduação, nas modalidade presencial e a distância.
De acordo com a Comvest, em breve as instituições devem divulgar o Edital do Vestibular Indígena 2024, bem como os modelos de declaração. Com a publicação do edital, os interessados poderão conhecer todas as regras, procedimentos e demais datas.
Acesse o edital na íntegra para mais detalhes.
Leia também UEMS abre período de inscrição para o Vestibular 2024; saiba mais detalhes.