Nesta quarta-feira (27), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu o período de inscrição para o Vestibular 2021. De acordo com o edital do processo seletivo, o período de inscrição vai do dia 27 de janeiro ao dia 4 de março. A UFSC receberá as inscrições exclusivamente pela internet, por meio do site da Coperve, a Comissão Permanente do Vestibular.
Para efetivar as inscrições, os candidatos deverão pagar uma taxa no valor de R$ 80. O edital prevê o benefício de isenção da taxa para estudantes inscritos no CadÚnico e alunos de escolas da rede pública, além de bolsistas integrais da rede privada com renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo per capta. Desse modo, a UFSC receberá os pedidos de isenção da taxa até o dia 9 de fevereiro.
O resultado preliminar está previsto para o dia 22 de fevereiro e os candidatos terão até as 18h do dia seguinte para enviar os recursos. O resultado final será liberado no dia 26 de fevereiro.
Devido à pandemia da covid-19, a UFSC não realizará provas presenciais para o Vestibular 2021. Assim, a seleção será por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelas notas de vestibulares anteriores da UFSC.
Os estudantes que optarem pela nota do Enem poderão usar as notas de 2017 a 2020. Além disso, devem ter obtido a nota mínima exigida e estabelecida em tabela no edital do processo seletivo. Já os alunos que optarem por usar as notas de vestibulares anteriores da UFSC, poderão usar as notas de 2018, de 2019 ou de 2020.
Ao todo, a UFSC está ofertando 2.525 vagas no Vestibular 2021. Dessas vagas, 1.807 serão preenchidas pela nota do Enem e as outras 718 vagas pela nota de vestibulares anteriores. Além disso, metade das vagas estão reservadas para estudantes que se inserem na Lei de Cotas. De acordo com o edital, a universidade deve liberar os resultados da seletiva no dia 14 de maio.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia ainda Educação: MEC abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.