A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) iniciaram uma parceria para realizar um vestibular unificado para o ingresso de novos alunos em ambas as instituições a partir de 2023.
O IFSC adota deste 2018 o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para ingresso de calouros nos cursos superiores. No entanto, com o acordo um percentual de vagas nesse nível de ensino, o Instituto voltará a ter vestibular.
De acordo com a chefe do Departamento de Ingresso do IFSC (Deing), Giselli Dandolini Bonassa, o Instituto já vem cogitando a retomada do vestibular há algum tempo. Um processo seletivo próprio é uma demanda dos campi do IFSC, já que, segundo ela, o ingresso via SiSU tem trazido resultados pouco satisfatórios.
Além disso, a representante afirma que há dificuldade de preenchimento das vagas pelo SiSU. “No SiSU 2022.1, que está em finalização, já se pode confirmar mais de 300 vagas ociosas que devem ir direto para vagas remanescentes”, explica Dandolini.
Nesse sentido, já aconteceram as primeiras reuniões entre os representantes da UFSC e do IFSC para firmar uma parceria para realizar um vestibular unificado a partir de 2023.
De acordo com a presidente da Coperve (Comissão Permanente do Vestibular da UFSC) Maria José Baldessar, a parceria trará benefícios para as duas instituições. “Para a UFSC uma parceria com o IFSC significa o fortalecimento dos laços entre instituições públicas que oferecem ensino de qualidade”, afirma.
Veja mais informações no Portal do IFSC.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Prouni 2022/1: Pré-selecionados na 2ª chamada devem comprovar informações até esta terça (29); saiba mais.