A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu o período de inscrição para o Vestibular 2023/2, que visa o preenchimento das vagas remanescentes do último processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da UFSC. De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 9 de maio.
Conforme as orientações do edital, as inscrições devem ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site da Coperve (Comissão Permanente do Vestibular).
Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$100,00 (cem reais). O último dia para pagamentos da taxa será 10 de maio.
Isenção da taxa de inscrição
O edital do Vestibular 2023/2 para vagas remanescentes prevê a concessão da isenção da taxa de inscrição para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública e para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
De acordo com o cronograma, os pedidos de isenção serão recebidos até o dia 28 de abril, pro meio do site da Coperve, e exige a apresentação dos documentos indicados no edital para a comprovação dos pré-requisitos. A divulgação do resultado das solicitações de gratuidade está prevista para o dia 3 de maio.
A classificação dos inscritos nesse processo seletivo será feita por meio das notas obtidas pelos estudantes em provas aplicadas pela própria universidade. A aplicação das provas está marcada para o dia 18 de junho e será no período da tarde, das 14h às 19h (horário de Brasília).
De acordo com o edital, os locais de prova serão nas seguintes cidades do estado de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. Os candidatos com inscrições homologadas poderão consultar os locais de prova a partir do dia 1º de junho, por meio do cartão da confirmação definitiva da inscrição.
A avaliação será composta por questões objetivas sobre conteúdos das disciplinas referentes ao Ensino Médio, com a seguinte distribuição:
Língua Portuguesa – 6 questões;
Língua estrangeira (inglês ou espanhol) – 4 questões;
Matemática – 5 questões;
Biologia – 5 questões;
Ciências Humanas e Sociais – 10 questões, sendo 4 de História, 4 de Geografia, 1 de Sociologia e 1 de Filosofia;
Física – 5 questões;
Química – 5 questões.
Além disso, os candidatos deverão responder a uma prova de redação em Língua Portuguesa. Para responder a prova de redação, o estudante deverá usar caneta fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul.
A oferta total da UFSC é de 490 vagas para ingresso em mais de 30 cursos de graduação no 2º semestre letivo deste ano. As vagas estão distribuídas entre os campi de Florianópolis, Blumenau, Curitibanos e Joinville.
Há oportunidades para os seguintes cursos: Administração; Agronomia; Arquivologia; Biblioteconomia; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciências Econômicas; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Materiais; Engenharia de Transportes e Logística; Engenharia Elétrica; Engenharia Ferroviária; Engenharia Florestal; Engenharia Naval; Engenharia Têxtil; Farmácia; Geografia; Letras – Português; Matemática; Química; e Seretariado Executivo.
Ainda segundo o edital, metade das vagas estão reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, há recorte de renda e percentual de vagas reservado também para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
A UFSC ainda não informou a data de divulgação do resultado final do Vestibular 2023/2 e o período de matrícula. Portanto, os candidatos deverão acompanhar as publicações da universidade.
Acesse o edital na íntegra para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!