A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou o termo de adesão da 1ª edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2023. De acordo com o termo, ao todo, a UFRN está ofertando 7.136 vagas para ingresso de novos alunos em 120 opções de cursos de graduação.
O termo de adesão indica ainda que as oportunidades estão distribuídas pelos campi da UFRN localizados nas seguintes cidades: Natal, Caicó, Currais Novos, Macaíba e Santa Cruz.
Do total das vagas ofertadas, 3.440 serão para a seleção em ampla concorrência, ou seja, para o público geral. Outras 120 vagas estão reservadas para o cumprimento das ações afirmativas da UFRN, enquanto 3.576 vagas são reservadas segundo estabelecido na Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).
Portanto, mais da metade das vagas são exclusivas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, com recorte de renda e percentual para pretos, pardos, indígenas e para candidatos com deficiência.
Tradicionalmente, o Ministério da Educação (MEC) classifica os inscritos no SiSU a partir do aproveitamento das notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse modo, só poderão se inscrever no SiSU 2023/1 os estudantes que fizeram o Enem 2022.
Não é aceita a participação de estudantes que tenham zerado a nota da prova de redação ou que fizeram o exame na condição de “treineiros”. De acordo com o Inep, a divulgação do desempenho dos participantes está marcada para 13 de fevereiro deste ano.
Segundo o cronograma do MEC, as inscrições para a 1ª edição do SiSU 2023 serão recebidas no período de 16 a 24 de fevereiro. Os interessados poderão realizar as inscrições de forma gratuita, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A publicação do resultado do SiSU 2023/1, que conta com apenas uma chamada única, está prevista para o dia 28 de fevereiro.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unesp abre período de inscrição do Processo Seletivo de Olimpíadas Científicas 2023; saiba mais.