A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) já definiu e divulgou a lista de obras literárias que poderão ser cobradas nas questões de Língua Portuguesa e Literatura do Vestibular 2023. Desse modo, os interessados em participar do processo seletivo já podem se preparar para o exame.
Conforme a comissão responsável pelo Vestibular da UFRGS, serão cobradas as seguintes obras:
- Lisístrata – de Aristófanes;
- Várias Histórias – de Machado de Assis;
- A Falência – de Júlia Lopes de Almeida;
- Coral e outros poemas – de Sophia de Mello Breyner Andresen;
- Caderno de Memórias Coloniais – de Isabela Figueiredo;
- Construção (álbum) – de Chico Buarque;
- Ponciá Vicêncio – de Conceição Evaristo;
- Deixa o quarto como está – de Amílcar Bettega;
- Bagagem – de Adélia Prado;
- São Bernardo – de Graciliano Ramos;
- As Meninas – de Lygia Fagundes Telles;
- Feliz Ano Velho – de Marcelo Rubens Paiva.
Tradicionalmente, as provas apresentam trechos das obras e trazem questões sobre aspectos estruturais, estéticos e também sobre o período em que a obra foi escrita, abarcando o seu contexto sociocultural, a escola literária em que se insere.
Datas do Vestibular 2023
A UFRGS ainda não definiu o período de inscrição para o Vestibular 2023, mas o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) já definiu a data de aplicação das provas e o formato do exame.
A aplicação das provas está marcada para os dias 14 e 15 de janeiro de 2023, sábado e domingo. Cada prova será composta por 15 questões objetivas de múltipla sobre assuntos ministrados no Ensino Médio.
Conforme divulgado pela UFRGS, a oferta total para ingresso nos cursos de graduação em 2023 será de 4.008 vagas. Do total das vagas, 2.935 serão ofertadas no Vestibular 2023, enquanto outras 1.073 serão ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023. O SiSU usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Inep publica edital da 2ª etapa do Revalida 2022/2; veja as principais datas do exame.