As inscrições para o Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) 2022 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão abertas. Os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 30 de setembro, através do site da UFPEL.
De acordo com o edital, as inscrições serão confirmadas mediante o pagamento da taxa de isncrição. O valor da taxa varia conforme a etapa e a data de pagamento:
Os estudantes de baixa renda que se encaixam nos critérios estabelecidos no edital têm até o dia 20 de agosto para solicitar a isenção da taxa. Os pedidos devem ser feitos por meio do site da UFPel. É necessário enviar todos os documentos para comprovar as informações de renda.
O PAVE é o vestibular seriado da UFPel. Desse modo, acompanha o desempenho dos candidatos ao longo dos três anos do ensino médio. Ao final, na 3ª etapa, os candidatos concorrem às vagas ofertadas pela universidade para os seus cursos de graduação.
A UFPel vai aplicar as provas do Pave 2022 em dezembro deste ano. As provas da 1ª etapa do está prevista para o dia 3 de dezembro, enquanto as provas das 2ª e 3ª etapas estão marcadas para o dia 4 de dezembro.
as provas do Pave são compostas por questões objetivas sobre assuntos dos três anos do Ensino Médio: Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Arte e Educação, Espanhol, Inglês ou Francês), e Matemática.
Vagas e resultado
De acordo com o edital, a oferta da UFPel para os aprovados na 3ª etapa é de 1.033 vagas em diversos cursos de graduação. Do total das vagas, a universidade reserva 90% para as ações afirmativas. Desse modo, são vagas exclusivas para estudantes da rede pública, candidatos de baixa renda, Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e pessoas com deficiência.
A publicação do resultado, com a lista de aprovados na 3ª etapa, será feita a partir do dia 6 de fevereiro de 2023.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UnB abre o período de inscrição para o Vestibular Indígena 2022; saiba mais.