Enem e Vestibular

UFPA divulga Processo Seletivo Especial 2022/2

A Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, por meio do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), a realização do Processo Seletivo Especial 2022/2, o PSE Forma Pará 2022/2.

De acordo com o Consepe, a seleção visa o preenchimento de 334 vagas. As oportunidades são para cursos presenciais de graduação, em regime especial.

Conforme as regras, poderão participar do processo seletivo, os candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente. Desse modo, aqueles que forem aprovados deverão apresentar o certificado de conclusão do ensino médio para a habilitação ao vínculo institucional.

A publicação do edital deve ser feita ainda no início de novembro, e o período de inscrição será aberto na segunda quinzena deste mês. Os interessados devem ficar atentos ao site do CEPS (Centro de Processos Seletivos), no qual a UFPA deve divulgar o edital. 

Seleção e cursos ofertados

Ainda de acordo com o Consepe, a seleção dos candidatos no PSE Forma Pará 2022/2 será feita a partir da aplicação de provas. As provas serão compostas por questões objetivas sobre assuntos de Matemática, Física, Química, Biologia e Literatura. Além disso, os candidatos deverão escrever uma redação em Língua Portuguesa.

Confira abaixo os cursos ofertados em cada município: 

  • Novo Repartimento: graduação em Agronomia;
  • Barcarena e Rondon do Pará: Engenharia Civil;
  • Cametá: Enfermagem;
  • Nova Ipixuna do Pará: Engenharia Mecânica;
  • Salinópolis: Turismo;
  • Ponta de Pedras: licenciatura em Música.

A universidade informou que haverá reserva de vagas para a seleção de estudantes cotistas e para Pessoas com Deficiência (PcD), de acordo com a Lei Nº 12.711.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!